ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Foco de ferrugem asiática é detectado em Chapadão do Sul

Redação | 02/12/2009 17:56

Foi detectado um foco de ferrugem asiática da soja em Chapadão do Sul, a 336 quilômetros de Campo Grande. O caso foi confirmado pela engenheira agrônoma Alexandra Botelho, da Fundação Chapadão.

Trata-se da variedade Anta 82 RR em estádio R4 de desenvolvimento. O diretor executivo e pesquisador da fundação, Edson Pereira Borges, lembra que na safra de 2006 o primeiro foco foi diagnosticado em 28 de novembro, em 2007 foi confirmado em 18 de dezembro e, em 2008 esta ocorrência se deu em 23 de dezembro.

Nesta safra, a ocorrência precoce da doença já era prevista, uma vez que, as condições climáticas ocorridas foram semelhantes às de 2006. A Fundação Chapadão desde o dia 24 de novembro vinha alertando os produtores, que ja havia sido confirmado a presença de ferrugem na região sudeste de Mato Grosso e os ventos sopravam na direção de Chapadão do Sul.

Com a confirmação deste caso na região, Borges sugere que os produtores rurais da região dos Chapadões fiquem mais atentos e procurem fazer o monitoramento e as aplicações da melhor forma possível, lembrando a todos que o mês de dezembro iniciou-se com chuvas diárias e assim deverá continuar por mais alguns dias o que favorece o desenvolvimento da ferrugem.

Nos siga no Google Notícias