A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

07/01/2009 20:40

Fronteira de Ponta Porã é invadida por rádios piratas

Redação

Cerca de 12 emissoras de rádio em frequência modulada podem ser sintonizadas por quem chegar ou sair de Ponta Porã, cidade localizada a 334 quilômetros de Campo Grande e que faz fronteira com o Pedro Juan Caballero, Capital do Departamento Del Amambay no Paraguai. O Clube de Imprensa da Região Sudoeste do Estado informa que sete são 'piratas'.

Segundo informações do Clube, em visita ao site do Conatel (www.conatel.gov.py), os internautas terão acesso às licenças das emissoras paraguaias que operam legalmente, sendo elas: Amambay FM 100,5; Pantanal FM; Cerro Corá FM 91,5 e Nordeste S.A.

Já em Pedro Juan é que a ilegalidade é constatada, através do funcionamento das emissoras 98,5 Sem Frontera FM; 101,9; 103,1; 106,3 Perpetuo Socorro FM; 87,9; 88,3; 90,5; 93,5 e 95,7, sendo sete delas piratas.

De acordo com denúncia do Clube de Imprensa "o presidente paraguaio Fernando Lugo não sabe que Pedro Juan Caballero é a Capital das rádios piratas do Departamento Del Amambay, seguida por Bella Vista, no norte do Paraguai, que tem cinco emissoras piratas operando comercialmente sem medo do Conatel".

Além do impacto no comercial, as rádios clandestinas provocam interferências nas comunicações entre pilotos e os centros de controle de vôo de Ponta Porã. As diferenças na legislação dos dois países criam as brechas para as irregularidades.

Emissoras brasileiras sem autorização para operar no país procuram o território paraguaio para difundir sinais e trabalhar com uma programação completa em português, a fim de atrair os ouvintes brasileiros. Por outro lado, no Brasil, a legislação e as constantes fiscalizações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) inibem a atuação de rádios paraguaias, mas não têm poder para impedir que a transmissão seja feita de outro país.

Recentemente a Anatel encaminhou documentação a embaixada brasileira que se reportou a embaixada paraguaia para que tome providencias. (Com informações de Lile Correa, de Bela Vista)

Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar (provisória) que havia pr...
Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...
Acordo entre poupadores e bancos vai beneficiar 30% dos que entraram na Justiça
Das 10 milhões de pessoas que entraram na Justiça por perdas no rendimento de cadernetas de poupança, apenas cerca de 3 milhões serão beneficiadas, s...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions