A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/05/2013 07:57

Funai fecha relatório para recorrer de reintegração de posse dada a fazendeiro

Paula Maciulevicius
Segundo acordo feito com a PF, índios têm até amanhã para desocuparem fazenda. (Foto: Marcos Ermínio)Segundo acordo feito com a PF, índios têm até amanhã para desocuparem fazenda. (Foto: Marcos Ermínio)

A Funai (Fundação Nacional do Índio) fechou o relatório para recorrer da decisão que deu a reintegração de posse ao proprietário da fazenda Buriti, Ricardo Bacha. O documento será entregue hoje à Procuradoria Federal do órgão em Mato Grosso do Sul para a defesa do agravo, no TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, em São Paulo. Um grupo de 13 índios terena estão em Campo Grande para acompanhar o processo.

Nesta quinta-feira estes representantes participaram de uma reunião com a AGU (Advocacia Geral da União), Funai e Ministério Público Federal para pedir que o Ministério Público recorra da ação. 

Segundo a Funai, o documento em que será baseada a defesa jurídica, argumenta que os índios querem plantar e produzir e que os 2 mil hectares da aldeia Buriti identificados como terra indígena onde hoje vivem 4 mil índios não é o suficiente para a sobrevivência.

Nesta sexta-feira, de acordo com a Funai, cerca de 500 índios estão ocupando a fazenda Buriti e a previsão é de que até sábado, quando vai o prazo do acordo feito com a Polícia Federal para que os terena deixem a fazenda, o número aumente ainda mais.

Nesta quinta-feira, na tentativa de controlar o clima de tensão nas propriedades rurais Buriti e Cambará, a Polícia Federal fez um acordo para que os índios terena deixem as fazendas invadidas até às 15h deste sábado.

As invasões começaram na madrugada de quarta-feira, quando cerca de 200 terena entraram na fazenda Buriti. E na madrugada de ontem, foi a vez da fazenda Cambará.

Ainda na quarta-feira foi expedida a reintegração de posse da fazenda Buriti, determinando a retirada imediata pela Polícia Federal.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions