ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Funcionária faz denúncia contra uso de copinho plástico

Redação | 22/07/2010 17:06

Com base em um estudo de uma pesquisadora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a técnica administrativa da unidade de Corumbá Waleska Mendoza apresentou nesta quinta-feira uma denúncia ao MPT (Ministério Público do Trabalho) contra o uso dos copinhos plásticos na entidade de ensino.

De acordo com a professora Doutora Sônia Corina Hess, os copos plásticos contém substâncias que podem reduzir a fertilidade masculina e causar câncer de próstata e, nas mulheres, provocar câncer de mama, útero e ovário.

No caso de mulheres grávidas, o risco, de acordo com o estudo, é de os bebês do sexo masculino nascerem com deformidades nos órgãos sexuais.

"Eu dei esse pontapé inicial para proteger a população", disse Waleska em entrevista ao Campo Grande News. "Quando entrei na universidade em 1987, havia xícaras para se tomar café, mas com o tempo foram substituídas", acrescentou.

Waleska considera uma incoerência o uso dos copinhos plásticos na mesma universidade em que foi feito o estudo sobre as substâncias nocivas daquele objeto.

A denúncia poderá ser encaminhada ao Ministério Público Federal se o MPT entender que não é da área de atuação daquele órgão, por não configurar relação trabalhista.

Cientistas internacionais há anos estudam os danos à saúde provocados por substâncias como o bisfenol A, contido em materiais plásticos.

De acordo com o Correio Braziliense, o MPF (Ministério Público Federal) já instaurou um inquérito civil público para investigar os supostos males provocados pela substância usada na fabricação de copos, potes, garrafas, mamadeiras, chupetas, brinquedos, celulares, computadores e peças de automóvel.

Nos siga no Google Notícias