ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

André defende internação compulsória para casos crônicos de dependência

Wendell Reis | 10/02/2012 18:26
Menina de 12 anos apresenta sintomas da dependência química(Foto:Marlon Ganassin)
Menina de 12 anos apresenta sintomas da dependência química(Foto:Marlon Ganassin)

O governador André Puccinelli (PMDB) avalia que é preciso muito cuidado na hora de tratar um dependente químico. Experiente, Puccinelli afirma que é muito importante a presença da família no tratamento e defende internação compulsória apenas nos casos de reincidência.

“O camarada começou agora. Das primeiras vezes não deve ser internação compulsória. Por que isso mexe muito com o psiquismo da pessoa. Agora, foi internado uma vez, saiu, internado outra vez, e saiu. Em determinado momento a internação compulsória deve se tornar necessária. Então, a priori, não se deve ter internação compulsória. Mas, em determinado momento, tem que ter para os reincidentes”.

O governador explica que percebeu que a internação compulsória é eficaz ao auxiliar na recuperação de um dependente. “Tive o exemplo de uma pessoa que procurou tratar em uma fazenda de Rio Brilhante e não funcionou. Na compulsória ficou e recuperou.

Eu auxiliei a recuperação. Pelo conhecimento científico e, principalmente, experiência, vejo que no primeiro momento não precisa, mas pode ser necessário”. Em estados como o Rio de Janeiro e São Paulo a internação compulsória já é autorizada. O governador não falou sobre a possibilidade de autorizar a internação compulsória no Estado.

Nesta semana, o caso de uma menina de 12 anos levantou a questão. Ela furtou uma mercearia no bairro Lageado, em Campo Grande, para para comprar pasta-base de cocaína. Em entrevista ao Campo Grande News, o psiquiatra Marcos Estevão do Santos Moura, experiente no tratamento de dependentes, também ressaltou a importância da presença da família e defendeu a internação compulsória para evitar a perda do raciocínio e outros efeitos devastadores da droga.

“Aqui no Estado ainda não temos o tratamento compulsório, por isso é imprescindível o apoio familiar. Se não tiver alguém para conter o paciente em casa, o tratamento deve ser em uma clínica”, declarou.

Reincidente - A mãe da menina que furtou a mercearia afirma que a filha já foi internada duas vezes. A garota, que parou de estudar na quarta série, já apresenta o resultado da droga, como magreza, sonolência e raciocínio lento. Quando o Campo Grande News esteve na casa, a garota chegou a se esconder debaixo da cama.

Nos siga no Google Notícias