ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Psiquiatra defende tratamento compulsório de dependente químico

Viviane Oliveira | 09/02/2012 22:45

O caso de uma menina de 12 anos que furtava para comprar pasta-base expôs ainda mais o problema que, para o médico Marcos Estevão, exige tratamento precoce, obrigatório e com apoio familiar

Conforme o médico, para evitar a perda do raciocínio o tratamento deve ser precoce, compulsório e deve ter o apoio familiar. (Foto: Marlon Ganassin)
Conforme o médico, para evitar a perda do raciocínio o tratamento deve ser precoce, compulsório e deve ter o apoio familiar. (Foto: Marlon Ganassin)

O caso da menina de 12 anos que furtou uma mercearia no bairro Lageado, em Campo Grande, para comprar pasta-base de cocaína, trouxe à tona uma discussão sobre o tratamento para usuários de drogas.

De acordo com psiquiatra Marcos Estevão do Santos Moura, experiente no tratamento de dependentes, para evitar a perda do raciocínio e outros efeitos devastadores da droga, o tratamento deve ser precoce, compulsório e deve ter o apoio familiar. Ele defende o tratamento compulsório, já utilizado em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.

“Aqui no Estado ainda não temos o tratamento compulsório, por isso é imprescindível o apoio familiar. Se não tiver alguém para conter o paciente em casa o tratamento deve ser em uma clínica”, disse.

Marcos Estevão explicou ainda que o organismo infantil está em formação e as drogas agem diretamente no cérebro, alterando toda a estrutura do desenvolvimento corporal.

“Na criança e no adolescente a droga é muito destrutiva porque o neurônio está em formação. No adulto a droga destrói a parte do raciocínio e na criança o que ela já adquiriu e não deixa desenvolver o que está se formando”, afirma.

No período da adolescência, qualquer interferência pode ser altamente prejudicial.

Mãe da garota e a irmã mais velha. (Foto: Marlon Ganassin)
Mãe da garota e a irmã mais velha. (Foto: Marlon Ganassin)

Conforme o psiquiatra, a dependência química não tem cura e quanto mais tarde este paciente demorar a passar por tratamento mais fragilizado e dependente ele vai estar.

“Tem tratamento que é para a vida toda. O consumo prolongado da droga causa um comprometimento maior do estado físico do paciente”.

A dependência química cada vez mais cedo torna a criança e o adolescente mais vulnerável à depressão, ao homicídio e até mesmo a se tornar uma vítima da violência, explica.

Os próximos passos - A mãe da menina que virou notícia esta semana após ser flagrada tentado levar dinheiro de um mercado - que hoje completou 13 anos - disse que amanhã vai procurar o Conselho Tutelar para que a garota seja encaminhada a tratamento contra dependência química.

Na tarde de ontem (8) a adolescente e a mãe foram ouvidas pelo delegado Maércio Alves Barbosa, da Deaij (Delegacia Especializada em Atendimento a Criança e Juventude). Ele orientou a mãe a procurar o Conselho Tutelar e pedir novo encaminhamento para tratamento da filha. A menina já chegou a ser internada duas vezes.

A mãe está de licença na empresa onde trabalha. Ela passou esta quinta-feira com a filha. No final da tarde, foi à farmácia comprar um calmante para a menina que estava muito agitada e queria sair para a rua.

A garota, que parou de estudar na 4ª série, já apresenta o resultado da droga, como magreza, sonolência e raciocínio lento. “Hoje de manhã ela chorou bastante. Tenho fé em Deus que minha filha vai sarar desta doença”, disse a mãe.

Quando a equipe esteve na casa, a garota chegou a se esconder debaixo da cama.

Nos siga no Google Notícias