ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Governo cria comissão para acompanhar conflitos entre índios e fazendeiros

Caroline Maldonado | 21/09/2015 11:07

A Comissão Estadual de Acompanhamento de Conflitos Agrários Indígenas terá nove membros, conforme publicado hoje (21) no DOE (Diário Oficial do Estado). Os órgãos e entidades têm cinco dias para indicar seus representantes. A comissão foi anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), depois do confronto no município de Antônio Jõao, em que foi assassinado com tiro na cabeça o Guarani Kaiowá Semião Fernandes Vilhalva, de 24 anos, no fim do mês passado.

O grupo será presidido por um membro da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e terá um indicado da PM (Polícia Militar), ambos representando o Poder Executivo Estadual.

Da Assembleia Legislativa, serão indicados dois deputados estaduais, a serem escolhidos pelo presidente Júnior Mochi (PMDB). Já os demais órgãos e entidades terão direito a indicar um representante cada. São eles, MPE (Ministério Público Estadual), Funai (Fundação Nacional do Índio), OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Departamento de Polícia Federal e Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Conforme o decreto, os membros serão designados para mandato de um ano, permitida a recondução. Eles se reunirão sempre que ocorrer situações de conflito entre indígenas e fazendeiros e deverão encaminhar seus estudos e conclusões ao governador.

Com a determinação, cabe à Sejusp promover o apoio administrativo necessário à execução dos trabalhos da comissão e as polícias Civil e Mlilitar poderão, quando necessário, mediante prévia autorização das autoridades federais competentes, receber o apoio operacional da Força Nacional de Segurança Pública e ou do Exército Brasileiro.

Nestes casos, caberá ao chefe da unidade policial militar, onde ocorrem os conflitos, efetuar a imediata comunicação ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, para as providências cabíveis.

Nos siga no Google Notícias