ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo veta projeto que criaria educação física adaptada nas escolas de MS

Justificativa é que proposta é inconstitucional

Mayara Bueno | 10/01/2017 09:25

O governo do Estado resolveu vetar o projeto de lei que implantaria educação física adaptada nas escolas de Mato Grosso do Sul. A justificativa é que a proposta, antes aprovada na Assembleia Legislativa de MS, é inconstitucional, de acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (10).

Para o Executivo Estadual, o projeto de lei invade a competência privativa da União, ao legislar sobre diretrizes da educação nacional. Se virasse lei, a proposta implantaria um programa de educação adaptada para desenvolvimento e inclusão dos alunos com necessidades especiais.

Em MS, o governo criou uma lei para regulamentar o sistema estadual de ensino, cabendo à secretária estadual de Educação, para “planejar, coordenar, executar, administrar e supervisionar a educação escolar”.

Ou seja, o projeto também impõe obrigação de criação e manutenção de programas de educação física adaptada, o que é inconstitucional, “na medida que interfere na competência privativa do chefe do Poder Executivo para exercer a direção superior da administração estadual”.

O veto ainda será encaminhado para os deputados estaduais, que decidirão se o derrubam, tornando válida a lei, ou, se mantêm. Se isto ocorrer, a proposta será arquivada de vez.

Nos siga no Google Notícias