ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Greve de bancários atinge 18 agências em Dourados

Redação | 24/09/2009 10:34

A greve dos bancários iniciada nesta quinta-feira atinge as 18 agências de Dourados. Segundo o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, em 17 agências os caixas eletrônicos estão funcionando, mas no Itaú os grevistas fecharam inclusive o auto-atendimento.

Joacir Rodrigues de Oliveira, do Sindicato dos Bancários, disse que a medida foi tomada em represália à tentativa do banco de "furar a greve", convocando os funcionários a entrar na agência para trabalhar. "Ligaram para os funcionários com pressão para furar a greve, por isso fechamos os caixas eletrônicos do Itaú", afirmou o sindicalista.

Segundo ele, os 450 bancários de Dourados aderiram à greve, deflagrada após dois meses de negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). "Os bancos nos empurraram para a greve. Nossa reivindicação é de 10% de reajuste, mas os bancos não oferecem nem a metade", afirmou Joacir Rodrigues. A contraproposta apresentada pelos bancos no dia 17 e rejeitada pelos bancários prevê 4,5% de reajuste. Além disso, segundo o sindicalista, a proposta dos bancos retira direitos já adquiridos pela categoria e não contempla melhoria no atendimento aos clientes.

Diretores do sindicato e grevistas estão concentrados em frente às agências para conversar com os clientes sobre os motivos da greve.

Amanhã, conforme Joacir Rodrigues, o sindicato vai percorrer as outras 12 cidades da região para convocar os bancários a aderirem à paralisação nacional. Além de Dourados, o sindicato engloba Caarapó, Juti, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados, Deodápolis, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Douradina e Itaporã. Em Fátima do Sul, a greve já recebeu adesão dos funcionários da Caixa Econômica Federal.

Nos siga no Google Notícias