ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Homem que pediu revisão de pensão alimentícia tem recurso negado

Nyelder Rodrigues | 01/11/2016 20:59

Foi negado de forma unânime pelos desembargadores da 2ª Câmara Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) o recurso impetrado por um pai que queria rever a decisão judicial que determinava o pagamento de 50% do piso salarial como pensão alimentícia à filha, que tem oito anos.

A alegação do autor é que ele está desempregado e também tem outra família, ficando sem condições de arcar com a quantia estipulada. Ele também argumenta que as despesas da menor não justificam a manutenção da pensão e que os dois genitores têm a obrigação de sustentar os filhos.

O autor da apelação seguiu explicando que, quando se separou, deixou a casa no nome da filha para que a edícula dos fundos pudesse ser alugada e o dinheiro da locação fosse usado para auxiliar nas despesas com alimentação, educação, vestuário e lazer da criança, e por isso, pediu revisão do valor.

Entretanto, no entendimento do relator do caso, o desembargador Marcos José de Brito Rodrigues, ficou comprovada a necessidade da pensão, haja vista que a menor tem oito anos e precisa de recursos para morar, se vestir, estudar, ter acesso à saúde e lazer, enfim, manter-se com dignidade.

Além disso, o magistrado afirma que também ficaram comprovadas as condições financeiras do apelante para custear tais despesas, e que o fato de ter transferido o imóvel para o nome da filha não isenta o pai da fixação de pensão alimentícia, tanto que na audiência ficou estabelecido o ato de transferência da casa e uma quantia a títulos de alimentos.

"Não restando comprovada a incapacidade do alimentante apenas pela cópia parcial da carteira de trabalho e estando claras as necessidades da alimentada, impõe-se a manutenção da verba alimentar fixada de forma razoável e proporcional. Sendo assim, nego provimento ao recurso", decidiu o relator, sendo seguido pelos outros desembargadores.

Nos siga no Google Notícias