ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Incra anuncia devassa em assentamento de Itaquiraí

Redação | 09/09/2010 16:26

A superintendência do Incra em Mato Grosso do Sul anunciou hoje que vai rever todas as atividades realizadas no complexo de assentamentos Santo Antônio, no município de Itaquiraí, a 350 quilômetros de Campo Grande.

O órgão também declarou apoio às investigações da Polícia Federal sobre vendas de lotes, que teriam gerado prejuízo de R$ 62 milhões em verbas públicas.

A ordem de serviços determinando a operação em Santo Antônio foi assinada hoje pelo superintendente regional, Manuel Furtado Neves, que assumiu o cargo no lugar de Waldir Cipriano Nascimento, exonerado após ser apontado como integrante da quadrilha que vendia ilegalmente lotes do assentamento Santono Antônio.

Segundo o Incra divulgou, vão ser percorridos 1.188 lotes lotes para verificar como estão sendo ocupados. O trabalho será realizado 15 servidores, dividos em cinco equipes.

O prazo para concluir a ação é de 15 dias, com relatórios a serem apresentados a cada 5 dias.

O resultado do levantamento, segundo Manuel Furtado Neves, será um panorama exato da atuação do Incra nos assentamentos em questão. "Assim, podemos identificar e consertar as situações irregulares", afirma.

Investigação- Além de reexaminar os procedimentos internos, o Incra também anunciou que pretende colaborar ativamente no inquérito aberto para apurar a venda de lotes.

Houve um encontro hoje entre representantes do MPF e o o diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento, Celso Lisboa, no qual, conforme o órgão divulgou, ele ofereceu os serviços de peritos de Brasília para auxiliarem na apuração.

O superintendente do órgão no Estado também participou da reunião. Segundo ele, o procurador responsável pelo processo acenou de forma favorável ao auxílio. "Somos parceiros e vamos dar todo suporte necessário para explicar os fatos", afirmou Neves.

Especialistas vão vir ao estado, na próxima e irão para Naviraí, onde a ação está concentrada. Eles vão esclarecer ao MPF as normas e procedimentos técnicos do Incra, acelerando a investigação.

Na quarta-feira, está prevista que o Diretor Substituto de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento da autarquia, Vinícius Ferreira de Araújo, também reservou agenda para acompanhar a situação no estado.

O diretor afirmou que dará apoio caso a direção local considere oportuno abrir sindicâncias. "Quem tiver problemas, terá de arcar com eles. O que temos certeza é que não permitiremos que os assentados sejam prejudicados", concluiu.

Nos siga no Google Notícias