Índios conseguem reunião com a PF e devem deixar estrada
O grupo de índios guarani-kaiowás que bloqueia a passagem para a entrada das fazendas Cedro, Barra e Fronteira, em Antônio João, deve liberar a via no começo da noite de hoje, de acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio).
A liberação só foi aceita mediante a garantia de um encontro entre o grupo, a PF (Polícia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal), marcado para as 10 horas de segunda-feira (21), no município, que fica a 300 quilômetros de Campo Grande.
Na tarde de hoje, pelo menos 40 pessoas trancavam a estrada que dá acesso às fazendas. Elas aguardam a chegada do capitão da tribo para que seja aberto o caminho e informam que caso a reunião de segunda-feira não ocorra, pela ausência da PF ou do MPF, a rodovia que liga Antônio João a Bela Vista será o novo local de manifestação.
Os indígenas reivindicam a presença dos órgãos federais para denunciarem supostas agressões feitas pelos fazendeiros ao grupo, incluindo até disparos contra índios que tentavam retirar madeira de uma das propriedades na noite de ontem.