ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Índios desaparecem após tentativa fracassada de ocupação

Por Redação | 02/11/2009 09:30

Dois índios guaranis da aldeia Pirajuí, no município de Paranhos, estariam desaparecidos após uma tentativa fracassada de invasão de uma fazenda na região de fronteira com o Paraguai. O desaparecimento teria ocorrido no sábado à tarde, logo após um grupo de índios invadir a propriedade, nas proximidades da fazenda Triunfo, a 470 km de Campo Grande.

Após a ocupação, os índios teriam entrado em confronto com homens armados, possivelmente seguranças da fazenda. Os guaranis foram expulsos da área e quatro índios se separam do grupo, sendo dois adolescentes e os professores Genivaldo e Rolindo. Os dois adolescentes teriam sido encontrados na manhã desta segunda-feira, bastante machucados, mas não há pista dos professores.

Francisco Vanderlei da Costa, coordenador do curso de formação de professores índios Averá, disse que a Funai e a Polícia Federal já foram acionadas sobre o desaparecimento dos índios.

Rolindo é aluno do curso de formação, oferecido pelo governo do Estado.

A aldeia Pirajuí tem pelo menos 400 famílias e está na lista de áreas que poderão ser ampliadas após os estudos antropológicos que devem ser iniciados ainda neste ano pela Funai.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário