A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019

02/11/2009 09:30

Índios desaparecem após tentativa fracassada de ocupação

Redação

Dois índios guaranis da aldeia Pirajuí, no município de Paranhos, estariam desaparecidos após uma tentativa fracassada de invasão de uma fazenda na região de fronteira com o Paraguai. O desaparecimento teria ocorrido no sábado à tarde, logo após um grupo de índios invadir a propriedade, nas proximidades da fazenda Triunfo, a 470 km de Campo Grande.

Após a ocupação, os índios teriam entrado em confronto com homens armados, possivelmente seguranças da fazenda. Os guaranis foram expulsos da área e quatro índios se separam do grupo, sendo dois adolescentes e os professores Genivaldo e Rolindo. Os dois adolescentes teriam sido encontrados na manhã desta segunda-feira, bastante machucados, mas não há pista dos professores.

Francisco Vanderlei da Costa, coordenador do curso de formação de professores índios Averá, disse que a Funai e a Polícia Federal já foram acionadas sobre o desaparecimento dos índios.

Rolindo é aluno do curso de formação, oferecido pelo governo do Estado.

A aldeia Pirajuí tem pelo menos 400 famílias e está na lista de áreas que poderão ser ampliadas após os estudos antropológicos que devem ser iniciados ainda neste ano pela Funai.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions