A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

28/01/2009 10:37

Índios saqueiam Funai de Dourados acusada de desperdício

Redação

O grupo de indígenas que invadiu na tarde de ontem a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados, cidade que fica a 221 quilômetros de Campo Grande, saquearam nesta madrugada o depósito e levaram cerca de 16 mil cestas-básicas que seriam distribuídas nas aldeias da região no início do próximo mês.

Segundo a administradora da Funai em Dourados, Margarida Nicoletti, cerca de 40 índios das etnias Guarani e Terena, permanecem alojados na sede. Conforme Margarida, a ação foi contida pela Polícia Militar depois que dois funcionários da Funai, que passaram a noite vigiando o grupo, informaram que acionariam à Polícia.

Margarida disse ainda que entrou com o pedido de reintegração de posse junto à Polícia Federal e espera que ação dos agentes para a retirada dos indígenas da sede.

"Eles querem o comando da Funai. Não há como entregar o comando a uma etnia numa região onde há três etnias", disse ressaltando que a presidência da Funai esta a par da situação em Dourados.

PM no comando - A administradora denunciou ainda que o movimento tem como líder o policial militar Waldisopn Cândido Francisco,filho do cacique da aldeia Água Branca, em Aquidauana.

O PM já foi repreendido anteriormente em 2008, por conta de participações em movimentos semelhantes. Hoje o Comando Militar foi novamente acionado pela Funai.

Este é o segundo movimento de invasão ocorrido em sedes da Funai em Mato Grosso do Sul .

No início do mês um grupo de cerca de 200 índios "fechou" a sede de Bonito. O grupo também se dizia contrário a administração de Miguel Jordão, índio terena, que estava no cargo há apenas três meses. Eles chegaram a obrigar o administrador fechar o prédio e a entregar as chaves.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions