ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Índios saqueiam Funai de Dourados acusada de desperdício

Redação | 28/01/2009 10:37

O grupo de indígenas que invadiu na tarde de ontem a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados, cidade que fica a 221 quilômetros de Campo Grande, saquearam nesta madrugada o depósito e levaram cerca de 16 mil cestas-básicas que seriam distribuídas nas aldeias da região no início do próximo mês.

Segundo a administradora da Funai em Dourados, Margarida Nicoletti, cerca de 40 índios das etnias Guarani e Terena, permanecem alojados na sede. Conforme Margarida, a ação foi contida pela Polícia Militar depois que dois funcionários da Funai, que passaram a noite vigiando o grupo, informaram que acionariam à Polícia.

Margarida disse ainda que entrou com o pedido de reintegração de posse junto à Polícia Federal e espera que ação dos agentes para a retirada dos indígenas da sede.

"Eles querem o comando da Funai. Não há como entregar o comando a uma etnia numa região onde há três etnias", disse ressaltando que a presidência da Funai esta a par da situação em Dourados.

PM no comando - A administradora denunciou ainda que o movimento tem como líder o policial militar Waldisopn Cândido Francisco,filho do cacique da aldeia Água Branca, em Aquidauana.

O PM já foi repreendido anteriormente em 2008, por conta de participações em movimentos semelhantes. Hoje o Comando Militar foi novamente acionado pela Funai.

Este é o segundo movimento de invasão ocorrido em sedes da Funai em Mato Grosso do Sul .

No início do mês um grupo de cerca de 200 índios "fechou" a sede de Bonito. O grupo também se dizia contrário a administração de Miguel Jordão, índio terena, que estava no cargo há apenas três meses. Eles chegaram a obrigar o administrador fechar o prédio e a entregar as chaves.

Nos siga no Google Notícias