A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 23 de Março de 2019

14/03/2019 22:21

"Águas de março" podem superar média histórica em município no interior

A meteorologia não descarta a possibilidade do acumulado ser superior a 139 mm, que é a média de chuvas em março dos últimos 40 anos na região

Adriano Fernandes e Helio de Freitas
Apesar de intensa, chuva desta noite não causou transtornos pela cidade. (Foto: Helio de Freitas) Apesar de intensa, chuva desta noite não causou transtornos pela cidade. (Foto: Helio de Freitas)

A noite tem sido de chuva intensa por Dourados, cidade a 233 quilômetros de Campo Grande. Por lá, já chega a 44.7 milímetros o acumulado desta quinta-feira (14), conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.

Do começo do mês até o momento já choveu 101 milímetros pelo município, bem mais que a metade do volume esperado para o mês todo que é de 139,3 milímetros. Este índice também representa a média de chuvas em março dos últimos 40 anos na região, mas a meteorologia não descarta a possibilidade do acumulado ser superior. 

Esta noite, apesar da chuva forte ainda não houveram registros de estragos ou alagamentos. Na última terça-feira (12) chegou a chover 35 mm em apenas 3h de temporal, durante a madrugada. 

As pancadas também impactaram os termômetros da região, que segundo dados do Guia Clima, registraram 21ºC, às 8h29 de terça. Uma queda de quase 10ºC na temperatura quando comparado com o horário mais quente do dia anterior, que foi de 29.4ºC, às 9h45. 

Até segunda-feira (11), por sinal, a chuva mensal acumulada, desde o dia 1º março, era de 17.6 mm. Provavelmente, a chuva de março deste ano por Dourados irá superar à média de 40 anos da região de Dourados, que é de 139 mm.

Ainda segundo dados da meteorologia, até segunda-feira (18), a previsão é de aguaceiros, com trovoadas pela cidade. Com chuvas de no máximo de 20 mm, nesta sexta(15) e sábado (16). Nos demais dias, as chuvas serão amenas, pois deve cair no máximo 10 mm de água, podendo inclusive não acontecerem.

A temperatura ao longo dos próximos dias segue oscilando entre 30ºC e 22ºC, considerado normal para essa época que tem média de temperatura de 24.8ºC.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions