ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Ainda sem biometria, 33 mil eleitores cancelados poderão votar em outubro

Prazo para inscrição e transferências terminou ontem e Dourados deve ter até cinco mil novos eleitores

Helio de Freitas, de Dourados | 05/05/2022 16:10
Eleitores fazem fila em cartório de Dourados perto do fim do prazo, ontem à tarde (Foto: Direto das Ruas)
Eleitores fazem fila em cartório de Dourados perto do fim do prazo, ontem à tarde (Foto: Direto das Ruas)

O prazo para regularizar o título, tirar o documento pela primeira vez e transferir o local de votação terminou ontem (4) em todo o país, mas 33 mil eleitores de Dourados (a 233 km de Campo Grande) que tiveram o documento cancelado em 2020 por falta de biometria poderão votar normalmente nas eleições deste ano.

Suspensa há dois anos por causa da pandemia de covid-19, a coleta de biometria só deve ser retomada em 2023. Por isso, mesmo quem teve o título cancelado em 2020 votou normalmente nas eleições municipais e poderá votar de novo neste ano, segundo decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Só nos últimos três dias do prazo, pelo menos 6 mil cadastros foram feitos presencialmente e pela internet e os dados ainda estão sendo processados pelo Cartório Eleitoral de Dourados.

Entretanto, já é possível avaliar que a grande maioria dos cancelados não procurou se regularizar. Os motivos são diversos, mas o principal deles é a certeza que poderão votar em outubro, mesmo com o título cancelado.

Israel Lins, chefe de Cartório da 18ª Zona Eleitoral de Dourados e responsável pela Central de Atendimento ao Eleitor da cidade, informou que nos últimos três dias do prazo, pelo menos 800 eleitores procuraram se regularizar. São pessoas que não fizeram a biometria ou que não votaram por três eleições consecutivas.

Essas pessoas regularizadas, mesmo sem a coleta de biometria, voltaram a ficar em dia com a Justiça Eleitoral e poderão participar de programas e serviços em que a condição de eleitor apto é exigida, como participar de concurso público, por exemplo.

“Eleitor apto não é só para o dia da eleição. O eleitor cancelado poderá votar da mesma forma que votou em 2020, mas tem outras implicações. A pessoa que precisa fazer faculdade tem que estar quites com a Justiça Eleitoral, assim como para participar de concurso público, tirar passaporte”, explicou Israel.

Antes dos cancelamentos adotados em 2020, Dourados tinha 164 mil eleitores aptos. Até o dia 30 de abril deste ano eram 137.861 aptos. Com novas inscrições, regularizações e transferências, esse número deve chegar a quase 143 mil, já que são esperados pelo até cinco mil novos eleitores neste ano.

“Ainda não temos os dados consolidados dos últimos 3 dias porque os atendimentos presenciais estão entrando no banco de dados do TSE e os feitos pela internet ainda estão sob análise. Estimamos que o eleitorado de Dourados vá aumentar em 4 mil a 5 mil novos eleitores, indo para 142 mil ou 143 mil aptos”, disse o chefe do cartório.

Somando os 33 mil eleitores com título cancelado, em tese o número de votantes em outubro poderia superar os 170 mil, mas geralmente a abstenção supera os 20%. Em 2020, 120 mil eleitores douradenses foram às urnas.

Segundo Israel Lins, a ausência da coleta de biometria e sistema mais robusto de recebimento de requerimentos pela internet permitiu o fechamento de cadastro bem mais tranquilo que dos anos anteriores.

Nos últimos dias de atendimento presencial, o Cartório Eleitoral recebeu pelo menos duas mil pessoas e 1.653 saíram com o documento novo. Foram 800 regularizações, 523 transferências para Dourados e 330 primeiros títulos. Pela internet, foram 4.150 requerimentos nos últimos dias. Os dados fechados serão divulgados até o final do mês.

Dourados quase bateu a meta de coletar biometria dos eleitores. Até a suspensão em 2020, o município chegou a 78% do eleitorado com biometria e a previsão era ultrapassar 80%, mas a coleta foi encerrada uma semana antes em razão da pandemia e 33 mil eleitores tiveram o título cancelado.

Nos siga no Google Notícias