Alcinópolis pode decretar estado de emergência depois de tempestade
Defesa Civil vai encaminhar documento comunicando a situação do município e após a vistoria e, se for constatada necessidade, será pedida a liberação de recursos
O município de Alcinópolis pode decretar estado de emergência depois do vendaval que atingiu a cidade na última quinta-feira.
De acordo com informações repassadas à Defesa Civil do Estado, a tempestade que atingiu três bairros da área urbana e três loteamentos da área rural fez com que 50 famílias tivessem de ser removidas, cinco ficaram desabrigadas outras cinco gravemente feridas.
- Leia Também
- Favores, nepotismo e ameaças marcam duelo político em Alcinópolis
- Depois de temporal e destruição, Alcinópolis vive cenário de caos e contabiliza prejuízos
Ao todo cerca de 200 pessoas foram afetadas direta ou indiretamente. Um levantamento preliminar mostrou que 200 residências foram danificadas e 10 totalmente destruídas.
A Defesa Civil do Estado vai encaminhar para Brasília um documento comunicando a situação do município e após a vistoria e, se for constatada necessidade, será pedida a liberação de recursos para Alcinópolis.
Coincidentemente o vendaval atingiu a cidade no mesmo dia em que Manoel Nunes da Silva, prefeito afastado da cidade, foi solto em Campo Grande.
Na tarde de quinta-feira, uma chuva acompanhada de muito vento chegou a cidade depois de uma estiagem de mais de seis meses. Em entrevista na semana passada ao Campo Grande News, o secretário de obras do município, Altino França Guimarães, conta que mora na cidade há 28 anos e nunca tinha presenciado tamanha ventania.
Na cidade, o cenário mais impressionante foi no estádio e no almoxarifado, que dividem o mesmo local, onde também funciona o arquivo da prefeitura. A cobertura metálica que protegia a pequena arquibancada foi arrastada pelo vento por mais de 15 metros. A cobertura do almoxarifado também foi carregada pela força do vento.
O município e está fazendo orçamento para mandar para Defesa Civil estadual. Alcinópolis chegou a ficar sem energia elétrica e com falha no sistema de comunicação.