A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019

11/01/2018 16:37

Após boato sobre multa, fórum eleitoral registra fila para cadastro biométrico

Eleitores chegaram no fim da madrugada em busca de serviços da Justiça Eleitoral em Três Lagoas; na cidade, cadastramento vai até 5 de maio

Humberto Marques
Fila em Fórum Eleitoral começou na madrugada, mas serviços são realizados somente depois das 13h. (Fotos: Ricardo Ojeda/Perfil News)Fila em Fórum Eleitoral começou na madrugada, mas serviços são realizados somente depois das 13h. (Fotos: Ricardo Ojeda/Perfil News)

Eleitores de Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande– madrugaram nesta quinta-feira (11) em frente ao Fórum Eleitoral do município, interessados em realizar o cadastro biométrico. A busca pelo serviço resultou em uma fila que dobrava o quarteirão e levou à horas de espera pelo atendimento, depois de um boato divulgado em redes sociais alertar sobre multa a eleitores que não realizassem o cadastramento –já desmentida pelo cartório eleitoral.

Segundo informações do Perfil News, eleitores foram ao Fórum pela manhã, chegnado por volta das 5h, apesar de a Justiça Eleitoral atender a população na cidade apenas das 13h às 18h e mediante distribuição de senha.

“Já faz três dias que venho aqui e não consigo senha”, reclamou a professora Angela de Campos. “O ideal seria organizarem um mutirão para cadastrar todos. Seria muito mais rápido”.

Justiça Eleitoral já havia desmentido multa a eleitor que não fizesse o cadastramento biométricoJustiça Eleitoral já havia desmentido multa a eleitor que não fizesse o cadastramento biométrico

O trabalhador rural Marcos Santos disse que perdeu o dia de trabalho, “assim como muitos outros que estão aqui”, para tentar ser atendido. “O cartório deveria funcionar em período integral e não só na parte da tarde. Isso é um desrespeito”.

O cadastramento biométrico em Três Lagoas começou em novembro de 2016 e vai até 5 de maio. Não foi detalhado o motivo que aumentou a demanda pelo cadastramento biométrico na cidade. Contudo, no fim de 2017, circulou nas redes sociais uma mensagem alertando que o eleitor que não fizessem o cadastro seria multado em R$ 150 –o que foi mentido em nota pela Justiça Eleitoral, ao advertir também que o procedimento não é obrigatório.



O que não consigo aceitar é o fato de que o ato de votar é considerado um "direito" do cidadão. Eu entendo que "ter direito" seria o ato de merecer, de ter permissão para fazer algo, no caso, o voto. Na verdade devido as punições e ameaças feitas ao povo, este "direito" se torna um dever, uma obrigação que para muitos não é bem vinda. Eu gostaria de não ter este "direito" e fazer uso deste somente quando pudesse contribuir para o bem da nação, o que não vem acontecendo neste país nas ultimas eleições, devido ao fato de que estamos empregando um político para gerenciar nossa cidade, estado ou nossa nação e que estamos sem escolha por falta de gente honesta, seria ético se pudéssemos escolher não participar caso não confiarmos em nenhum dos candidatos.
 
Jose Leal Batista em 12/01/2018 09:03:42
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions