ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Apos cinco dias de greve contra reforma, professores retomam aulas amanhã

Decisão foi tomada em assembleia hoje no Simted, em Dourados; maioria das escolas e Ceims funcionou normalmente nesta segunda

Helio de Freitas, de Dourados | 20/03/2017 13:23
Professores durante assembleia hoje no Simted (Foto: Divulgação)
Professores durante assembleia hoje no Simted (Foto: Divulgação)

Foi encerrada hoje (20) a greve de professores e servidores administrativos de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, iniciada no dia 15 em protesto contra a reforma da Previdência. A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

Embora o fim da greve tenha sido anunciado apenas após a assembleia, a maioria das 45 escolas municipais e 22 estabelecimentos da rede estadual de ensino já tinha retomado as aulas nesta segunda-feira. Algumas tiveram aula normal e outras liberaram os alunos às 9h.

Pelo menos 45 mil estudantes do ensino fundamental e médio ficaram três dias sem aula por causa da greve em Dourados. O Estado anunciou que vai cortar o ponto dos grevistas. Já a prefeitura não se manifestou sobre a paralisação.

Apesar da suspensão da greve, o Simted anunciou que atividades de mobilização contra as propostas de reforma do governo Temer, principalmente da Previdência e trabalhista, estão programadas para os próximos dias.

Gleice Jane Barbosa, presidente do sindicato, disse que o país vive retrocesso político e que não só a Previdência está ameaçada, mas o governo planeja também uma reforma trabalhista e até mesmo acabar com o direito a greve.

Na semana passada, os manifestantes passaram três dias acampados em frente ao escritório político do deputado federal Geraldo Resende (PSDB), na área central de Dourados. Na sexta-feira, ele se reuniu com os grevistas, defendeu a reforma da Previdência, mas disse que vai votar contra o projeto da forma que foi enviado pelo governo ao Congresso Nacional.

Na quinta-feira (23), os professores participam do seminário “A Reforma do Ensino Médio e as Implicações à Literatura no MS”, na Câmara de Vereadores de Dourados, às 13h30. O evento terá como palestrantes Elisângela Maia (Simted), Adilson Crepalde (Uems) e Paulo Custódio de Oliveira (UFGD).

A Câmara também recebe, na sexta-feira (24), a audiência pública “Reforma da Previdência”, às 19h.

Nos siga no Google Notícias