ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Após incêndios no Pantanal, Projeto faz campanha para recuperar área

O Projeto Onçafari lançou campanha na internet de arrecadação de recursos para reparar os danos causados pelo fogo

Viviane Oliveira | 10/10/2019 11:20
O fogo queimou boa parte da área da fazenda (Foto: Projeto Onçafari)
O fogo queimou boa parte da área da fazenda (Foto: Projeto Onçafari)

Nesta quarta-feira completou 1 mês que as queimadas destruíram milhares de hectares no Pantanal. Parte da vegetação foi devastada pelo fogo e muitos animais morreram, principalmente na região do Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda, distante 201 quilômetros de Campo Grande. “Foi o maior incêndio da história da reserva”, segundo post publicado no Facebook pelo projeto Onçafari.

O incêndio na fazenda Caiman começou no dia 9 de setembro. Em 16 dias, o fogo destruiu parte da área do Refúgio e boa parte da fazenda foi queimada, além da base do projeto Onçafari utilizada para reabilitar e reintroduzir onças-pintadas na natureza. Nos meses de agosto e setembro, foram registrados no Estado cerca de 700 focos de incêndio por dia.

Para reparar os danos causados pelo fogo, o projeto lançou campanha na internet de arrecadação de recursos. “Ainda temos muita coisa para recuperar a fim de fazer esse paraíso brilhar novamente, portanto cada doação continua sendo muito bem-vinda para a reforma e reconstrução de novos açudes e lagoas para os animais que tanto sofreram com essa incrível seca no Pantanal”, disse o texto publicado pelo Onçafari. Assista, abaixo, ao vídeo. 

Ainda conforme a postagem, até mesmo a área usada para reabilitação das onças-pintadas precisam de ajustes para voltar a ser verde como costumava ser. Uma das onças, o Jatobazinho, que vivia no espaço precisou ser retirada durante a fase mais crítica dos incêndios. O animal está sendo preparado para a reintrodução na natureza e foi levado de avião até o projeto Onças do Rio Negro, na Fazenda Vera Lúcia. “Continuamos contando com a ajuda de todos para divulgarem e ajudarem na melhoria da vida da fauna e da flora pantaneira”. 

Na terça-feira (8),  o projeto Onçafari publicou vídeo de uma das panteras monitoradas, se divertindo com os filhotes num açude do Refúgio, que teve ao menos 35 mil hectares queimados. 

Desespero - Mato Grosso do Sul precisou de reforço para acabar com os incêndios no Pantanal. Os 34 bombeiros encaminhados pelo governo do Distrito Federal para ajudar ao combate ao fogo se despediram do Estado no começo do mês, depois de 11 dias de trabalho. Para participar da campanha: "Os animais do Pantanal pedem socorro" acesse aqui

Macacos foram carbonizados durante o incêndio (Foto: Projeto Onçafari)
Macacos foram carbonizados durante o incêndio (Foto: Projeto Onçafari)
Nos siga no Google Notícias