ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Após inquérito, governo vai restaurar prédio histórico do Castelinho

Helio de Freitas, de Dourados | 17/07/2015 15:57
Castelinho, palco da cultura de Ponta Porã, construído em 1930, vai ser restaurado (Foto: Divulgação)
Castelinho, palco da cultura de Ponta Porã, construído em 1930, vai ser restaurado (Foto: Divulgação)

Após polêmica para definir de quem seria a responsabilidade pela preservação do Castelinho, um prédio histórico na cidade de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, será restaurado através de um acordo entre o Governo do Estado e a prefeitura da cidade.

A restauração será feita pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de MS e pela Fundação de Cultura. O prédio foi usado como base do governo federal na década de 40 e estava abandonado, tomado pelo mato.

Conforme a assessoria do governo, o acordo foi assinado nesta semana pelo secretário de Cultura, Athayde Nery, com a prefeitura de Ponta Porã, Agesul, Procuradoria Geral do Estado e o Ministério Público em Ponta Porã.

Em 2013, diante de reclamações da população, o MP instaurou inquérito civil para apurar de quem era a responsabilidade sobre o prédio, tombado pelo município e pelo Estado em 2008. A Fundação de Turismo e Fundação de Cultura chegaram a fazer um plano de trabalho na época, mas a restauração não saiu do papel por falta de recursos.

Escoramento – O acordo assinado nesta semana prevê de imediato o escoramento e a colocação de tapumes no local pela Agesul, prefeitura de Ponta Porã e Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública. Até julho de 2016, a Fundação de Cultura terá de iniciar a restauração do prédio.

Para o secretário Athayde Nery (Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), afirmou que o acordo foi um grande passo, pois acaba com uma ação que se arrastava há anos e poderia prejudicar o Estado, até mesmo com bloqueio das contas da administração estadual.

A restauração será feita recursos públicos e da iniciativa privada. “A orientação do governador Reinaldo Azambuja é buscar recursos privados através de parcerias”, informou Athayde Nery.

Castelinho – Palco da cultura e da história da cidade e de Mato Grosso do Sul, o Castelinho foi projetado na década de 1920 para ser utilizado como base governamental na fronteira e sua construção durou quatro anos (1926 a 1930). Foi erguido próximo à antiga estação Noroeste do Brasil com recursos federais e contribuições da "Companhia Matte Larangeira”.

De 1943 a 1946, o prédio serviu de sede do governo do Território de Ponta Porã, quando o então presidente Getúlio Vargas instituiu a política de “Território Federal no Brasil”, sendo nomeado governador o militar Ramiro Noronha.

No fim da década de 40, o prédio passou a abrigar a cadeia pública e por décadas seguidas quartel do 4ª Companhia Independente da Polícia Militar. No final da década 90, a corporação foi instalada em outro prédio em Ponta Porã e o Castelinho ficou sem função.

Restauração do Castelinho será feita pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura (Foto: Divulgação)
Restauração do Castelinho será feita pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias