ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Após suspeita de "fungo negro", prefeitura diz que não há motivo para pânico

Nova suspeita é um paciente de 50 anos internado com covid-19 desde o dia 27 de maio em Corumbá

Ana Paula Chuva | 03/06/2021 15:02
Fungo Mucor, ilustrado na imagem, é um dos responsáveis pela mucormicose. (Foto: Getty Images)
Fungo Mucor, ilustrado na imagem, é um dos responsáveis pela mucormicose. (Foto: Getty Images)

Após a divulgação do segundo caso suspeito de mucomircose, "fungo negro", em Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Corumbá, cidade a 429 quilômetros de Campo Grande, diz que não há no momento nenhum motivo para pânico.

O primeiro caso suspeito foi registrado em Campo Grande. Paciente de 71 de anos estava internado na Capital e apresentou lesão no olho. Ele não resistiu e acabou morrendo nesta quarta-feira (2), após 15 dias com covid-19.

Já a segunda suspeita foi divulgada nesta quinta-feira (3).  Paciente de 50 anos esta em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em hospital de Corumbá. Ele foi diagnosticado com covid-19 no dia 27 de maio e ontem apresentou necrose ocular bilateral. Em ambos os casos, foram feitas as coletas para exame e o resultado pode demorar até 30 dias.

Ao Campo Grande News, a Prefeitura de Corumbá disse que não há motivo para pânico. “O procedimento padrão do Estado é a análise de qualquer situação que fuja da normalidade de pacientes internados.  Até o momento não houve confirmação e a doença não é transmitida de pessoa para pessoas.”

Segundo o médico infectologista Rivaldo Venâncio, coordenador de Vigilância  em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), apesar do espanto com as suspeitas, o fundo negro não é raro e já existia.

“O fungo já existia, não é raro, a mucormicose está catalogada, existia antes, mas essa associação com covid é que estamos apurando. Não é somente o ambiente em si, mas uma pessoa debilitada em ambiente hospitalar”, diz.

Pacientes com maior predisposição para a doença são os com baixa imunidade e o uso de altas doses de corticoides também são fatores de risco para o desenvolvimento de mucormicose.   A doença necrosa os tecidos da face, atingindo nariz, olhos e podendo chegar ao cérebro e segundo dados do Hospital das Clínicas de São Paulo, complexas cirurgias são necessárias para salvar o paciente e 50% deles não resistem às complicações.

No Brasil já há casos em investigação também em São Paulo, Santa Catarina e Manaus.

Nos siga no Google Notícias