ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Aterro de resíduos sólidos é fechado e entulho se acumula em caçambas

Renata Volpe Haddad | 17/11/2015 16:16
Caçambas cheias de entulhos estão paradas na cidade, já que o local para descarregar foi fechado. (Foto: Direto das Ruas)
Caçambas cheias de entulhos estão paradas na cidade, já que o local para descarregar foi fechado. (Foto: Direto das Ruas)

A grande quantidade de resíduos sólidos de construção civil e galhadas que são depositadas no Buracão do Jupiá, fez com que a Secretaria de Meio Ambiente de Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande, fechasse o local na manhã de ontem (16), causando transtorno para a população e empresas de caçambas que não sabem onde despejar os dejetos.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o local que existe há oito anos e é acompanhado pela secretaria há cinco, está lotado e os entulhos estavam sendo descarregados  próximo à rodovia de forma irregular, por falta de espaço. 

A secretaria fez uma licitação há dois meses solicitando um trator para fazer o serviço de acomodar os entulhos e assim, liberar mais espaço para o despejo de resíduos. Porém, o procedimento ainda não foi feito e a prefeitura diz não ter previsão de quando o Buracão do Jupiá vai voltar a funcionar.

Sobre os entulhos parados, a assessoria informa ainda, que existe um local adequado no aterro sanitário do município, para que as empresas possam depositar os resíduos, porém, para que a vala possa ser usada, as empresas têm que pagar.

População e empresas de caçambas não sabem onde despejar os entulhos. (Foto: Direto das Ruas)
População e empresas de caçambas não sabem onde despejar os entulhos. (Foto: Direto das Ruas)

Empresas - De acordo com o motorista da Aluga Tudo Caçambas, Marcelo Antônio Rocha, o buracão está cheio. "Fiquei sabendo que a prefeitura não mandou maquinário para poder organizar os entulhos e acabou enchendo. Não podemos jogar em qualquer lugar, precisamos esperar alguma decisão", comenta.

Segundo o gerente do Disk Entulho Caçambas Coletres, Wilson Insamo, não tem como encostar os caminhões para jogar o lixo no buracão. "São muitas empresas em Três Lagoas que acabam acumulando lixo em um local só e uma hora isso ia acontecer, conta.

A funcionária do Disk Caçambas, Ana Carolina Cordeiro e Silva, informou que essa é a primeira vez que o buracão fecha e que as caçambas cheias, estão sendo colocadas na garagem da empresa. "Como o fechamento é recente, não tem muito entulho espalhado pela cidade e vamos deixando na nossa garagem, até abrirem novamente o local", afirma.

Nos siga no Google Notícias