ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Bolívia começa a devolver na próxima semana carros roubados para o Brasil

Nícholas Vasconcelos | 20/02/2013 18:11
Paulo Duarte (PT) se reuniu com cônsul brasileiro em Puerto Suarez nesta quarta-feira. (Foto: Divulgação)
Paulo Duarte (PT) se reuniu com cônsul brasileiro em Puerto Suarez nesta quarta-feira. (Foto: Divulgação)

A Bolívia vai começar a devolver na próxima semana os carros roubados para o Brasil. A informação foi repassada hoje pelo cônsul brasileiro em Puerto Suarez, na Bolívia, Jairo Collier, ao prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT).

De acordo com o cônsul, já foram identificados cerca de 450 veículos, entre carros e motos roubados no Brasil e levados para o país vizinho. No próximo dia terça-feira (26), cerca de 100 veículos serão devolvidos em uma solenidade que deverá ocorrer na sede da Armada Boliviana, em Puerto Suarez.

Para o prefeito, o ato sela um importante acordo de cooperação entre os dois países.

"Esse ato tem um simbolismo muito grande para todos nós, apontando para um reinício de relação também entre Corumbá e as cidades bolivianas que estão próximas de nós como Puerto Quijarro e Puerto Suarez. A partir daí poderemos, seguramente, iniciar um trabalho para tirar essa ideia de que a fronteira representa perigo", diz Duarte.

Paulo Duarte completou dizendo que as cidades bolivianas vizinhas a Corumbá, devem ter uma relação de reciprocidade e o crescimento delas deve ser feito em conjunto. Por isso, após esse ato de devolução dos veículos, ele irá procurar os representantes de Puerto Suarez e Puerto Quijarro, para iniciarem um diálogo na intenção de formar parcerias que contribuam para o desenvolvimento do comércio e do turismo, tanto em Corumbá, quanto nas cidades bolivianas próximas ao município.

Outra proposta de Duarte, e que já foi muito aceita pelo cônsul brasileiro em Puerto Suarez, é buscar a realização de projetos, ainda que pequenos e que não dependam da intervenção do Governo Federal, mas que sejam de alto impacto e de baixo custo, que beneficiem tanto o lado brasileiro, quanto o lado boliviano, como uma câmara de cooperação mútua na área do comércio.

"Quero conversar sobre a questão do comércio local que envolve muitos bolivianos que é a Feira Brasbol. Precisamos urgentemente regulamentar esse comércio nos aspectos comercial e também de segurança", explicou Duarte, lembrando que em Corumbá a população boliviana tem uma presença marcante, à exemplo dos pequenos alunos que estão regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino e somam mais de 600 crianças.

Para Jairo Collier esse ato marca o início de uma próspera relação entre a Bolívia e Corumbá: "Após resolver essa questão dos veículos, poderemos iniciar uma agenda positiva entre Corumbá e as cidades bolivianas vizinhas ao município".

Nos siga no Google Notícias