ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Bolivianos atravessam fronteira e retornam para casa durante pandemia

Durante parada na barreira sanitária, agência de trânsito e policiais verificam ônibus e fazem escolta até o desembarque

Aletheya Alves | 12/05/2020 16:25
Bolivianos passam por etapa de desinfecção para entrar no país. (Foto: Diário Corumbaense) 
Bolivianos passam por etapa de desinfecção para entrar no país. (Foto: Diário Corumbaense) 

Após brasileiros retornarem ao país de origem em virtude da pandemia do novo coronavírus, agora é a vez dos bolivianos voltarem para casa. O primeiro dia da repatriação leva 163 pessoas para Puerto Quijarro e Puerto Suárez. Até a manhã desta terça-feira (12), três ônibus chegaram a Corumbá e, antes de seguir viagem, foram inspecionados na barreira sanitária da BR-262, a 419 km de Campo Grande.

Os ônibus saíram de São Paulo na segunda-feira (11) e começaram a chegar em Corumbá hoje. Ao site Diário Corumbaense, o gerente da Rede de Saúde da Província de German Busch (boliviana), Edgar Hinojosa, explicou que todos os bolivianos precisam apresentar atestado médico para comprovar que não testaram positivo para a covid-19.

Durante a parada na barreira sanitária, a agência de trânsito e policiais verificam os ônibus e fazem escolta até o desembarque na fronteira. A ação é realizada para garantir que ninguém fique em solo brasileiro, conforme o decreto que está em ação desde 12 de maço.

Para controlar a propagação do vírus, Corumbá proibiu embarque e desembarque de passageiros. Quem chega na cidade em veículos pequenos e não possui sintomas do novo coronavírus é orientado e cadastrado para realizar isolamento domiciliar por sete dias

Após atravessarem a fronteira, os passageiros são desinfectados e encaminhados para o Instituto Tecnológico Gérman Busch, em Puerto Suárez, para permanecer em quarentena durante 14 dias. A previsão, de acordo com Edgar Hinojosa, é que mais bolivianos sejam repatriados nos próximos dias.

Três ônibus vindos de São Paulo passaram por barreira sanitária em Corumbá. (Foto: Diário Corumbaense)
Três ônibus vindos de São Paulo passaram por barreira sanitária em Corumbá. (Foto: Diário Corumbaense)

Brasileiros repatriados - Etapas para repatriação de brasileiros que estavam em cidades bolivianas também foram realizadas na fronteira corumbaense. De acordo com dados do Itamaraty, mais de 1.400 pessoas retornaram ao Brasil.

Para retornar, os brasileiros também precisaram passar por procedimentos migratórios da Bolívia. Chegando em Corumbá, equipes do Corpo de Bombeiros, Agetrat (Agência Municipal de Trânsito), Vigilância Sanitária e também da Polícia Federal, PRF (Polícia Rodoviária Federal), pms (Polícia Militar), Receita Federal, Exército Brasileiro, que integram a segurança no local, executaram a triagem para verificar o estado de saúde.

Nos siga no Google Notícias