ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Última etapa de repatriação na fronteira traz 300 brasileiros da Bolívia

Desde o início da pandemia, mais de 1,4 mil brasileiros que estavam no país voltaram para o Brasil por Corumbá

Tainá Jara | 14/04/2020 14:12
A previsão é que esta seja a última etapa da repatriação na fronteira de Corumbá (Foto: Diário Corumbaense)
A previsão é que esta seja a última etapa da repatriação na fronteira de Corumbá (Foto: Diário Corumbaense)

Mais de 300 brasileiros desembarcam nesta terça-feira, na fronteira de Corumbá, município 420 quilômetros de Campo Grande. Elas fazem parte do grupo de repatriados em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Conforme dados do Itamaraty, até o momento, 1.400 brasileiros que se encontravam na Bolívia já cruzaram a fronteira para voltar ao Brasil.

De acordo com o Diário Corumbaense, a maioria é estudante no País vizinho e vêm sendo repatriados de Cochabamba, na Bolívia. A maioria, é estudante no país vizinho.

Conforme o Consulado-geral do Brasil em Cochabamba, seis ônibus com 43 brasileiros saíram da cidade boliviana, na última segunda-feira com destino a Corumbá. Essa seria a última etapa da repatriação terrestre organizada pelo Consulado Geral naquele país.

Os brasileiros desembarcam em território boliviano, onde passam pelos procedimentos migratórios do país vizinho e só então, são autorizados a atravessar a ponte internacional que liga os dois países.

Ao entrarem em território brasileiro, equipes do Corpo de Bombeiros, Agetrat (Agência Municipal de Trânsito), Vigilância Sanitária e também da Polícia Federal, PRF (Polícia Rodoviária Federal), pms (Polícia Militar), Receita Federal, Exército Brasileiro, que integram a segurança no local, realizam a triagem dos passageiros, seguindo determinações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

As medidas acontecem para evitar a propagação do novo coronavírus, já que eles estão entrando no Brasil, vindos de uma região com casos confirmados e mortes pela doença. Após os procedimentos e orientações, todos são encaminhados para atendimento do controle migratório, onde depois de autorizados, podem seguir viagem para diferentes destinos no Brasil.

Isolamento - Os viajantes devem permanecer em isolamento domiciliar por sete dias se forem assintomáticos e 14 se tiverem sintomas. Os brasileiros que moram em Corumbá e integram o grupo, devem obedecer o procedimento de isolamento social.

Os consulados gerais em Santa Cruz de la Sierra e em Cochabamba, assim como o vice-consulado em Puerto Quijarro e a embaixada em La Paz, têm trabalhado em conjunto, com o apoio do Grupo Consular de Crise (G-CON América do Sul), a fim de facilitar o retorno pela fronteira terrestre em Corumbá (MS).

A Cônsul Geral em Cochabamba informa que até agora, somente naquela cidade, foram repatriados 602 brasileiros residentes devidamente inscritos.

Na primeira semana de abril, quando teve início o processo de repatriação dos brasileiros, cerca de 750 desembarcaram na fronteira de Corumbá vindos de Santa Cruz de la Sierra, boa parte também estudantes.

Nos siga no Google Notícias