ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Bolsonaro vai ser recebido com churrasco na fronteira

Bolsonaro acompanhará o lançamento do radar do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro)

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 29/06/2021 21:40
Presidente discursando em sua última visista à Mato Grosso do Sul. (Foto: Henrique Kawaminami)
Presidente discursando em sua última visista à Mato Grosso do Sul. (Foto: Henrique Kawaminami)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) será recebido com churrasco, nesta quarta-feira (30), em Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande. Cerca de 500 pessoas são esperadas no almoço com o presidente, que deve ocorrer Sindicato Rural da cidade, conforme apurado pelo Campo Grande News. Na outra ocasião em que esteve no Estado, há menos de dois meses, o presidente também aproveitou a iguaria em um restaurante na estrada, entre Terenos e a Capital.

Bolsonaro acompanhará o lançamento do radar do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), que integra o sistema de controle de tráfego aéreo na região de fronteira entre Bolívia e o Paraguai. Sua chegada no Aeroporto Internacional de Ponta Porã está prevista para às 11h. O radar fica na rua Guia Lopes, próxima à praça do Ciclista onde o presidente deve chegar por volta das 11h30 dando início ao cerimonial. O acionamento do equipamento ocorrerá às 12h, seguido de interceptação simulada (12h05) e entrega de certificados (12h15).

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que não esteve presente na última visita de Bolsonaro ao Estado, discursa às 12h20 até o descerramento da placa, às 12h30. O presidente Jair Bolsonaro será o último a falar às 12h35 por cerca de dez minutos, antes do fim da cerimônia.

Radar que será inaugurado pelo presidente. (Foto: Divulgação)
Radar que será inaugurado pelo presidente. (Foto: Divulgação)

O radar é o último dos três equipamentos a ficar pronto e integra o sistema de controle de tráfego aéreo na região que é a principal rota dos traficantes que entram com cocaína no Brasil. Os radares estão preparados para operar 24 horas por dia, 365 dias por ano, podendo ser conectado aos Centros de Controle da FAB (Força Aérea Brasileira). Os três sistemas custaram R$ 127 milhões ao cofre do governo federal.

De modelo LP23SST-NG, o equipamento faz parte de uma nova geração de radares primários de longo alcance. Eles possuem capacidade de altimetria, permitindo a identificação dos alvos com precisão, além de funções de proteção eletrônica que os resguardam contra interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não.

Os radares são fabricados no Brasil pela empresa Omnisys, em São Bernardo do Campo (SP), o que permite rápido acesso a toda cadeia produtiva, agilizando os procedimentos de assistência técnica por parte do fabricante.

De novo - Esta é a segunda visita de Bolsonaro a Mato Grosso do Sul em menos de dois meses. Em 14 de maio, acompanhado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o presidente entregou títulos rurais a assentamentos no município de Terenos – a 25 km de Campo Grande.




Nos siga no Google Notícias