ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Bomba queima pela 3ª vez e de novo vai faltar água em cidade da fronteira

Sanesul montou plano emergencial para garantir abastecimento, mas já alertou população que problema segue até o dia 30

Helio de Freitas, de Dourados | 23/03/2020 10:46
Funcionários da Sanesul trabalham em poço que abastece boa parte de Ponta Porã (Foto: Divulgação)
Funcionários da Sanesul trabalham em poço que abastece boa parte de Ponta Porã (Foto: Divulgação)

Os moradores de pelo menos 30 bairros de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, devem se preparar para enfrentar mais problemas de abastecimento de água tratada. Na quinta-feira (19), o Campo Grande News mostrou o drama da população, que desde fevereiro passava boa parte do dia com as torneiras secas devido a problema técnico na bomba do poço que abastece a maior parte da cidade.

Ainda na quinta-feira, a Sanesul garantiu que o problema tinha sido resolvido e que o abastecimento voltaria ao normal. Moradores ouvidos pela reportagem afirmaram que no fim de semana não faltou água.

Na manhã desta segunda-feira (23), no entanto, a estatal confirmou que a bomba queimou de novo e até o dia 30 haverá intermitência no abastecimento. Através da assessoria, a empresa informou que montou plano de ação emergencial para garantir água a todos os moradores da cidade de 92,5 mil habitantes.

Desde fevereiro – O problema no bombeamento de água da Sanesul se arrasta há mais de um mês. Conforme a assessoria da empresa, no dia 20 de fevereiro uma descarga elétrica provocada pela queda de raios queimou as duas bombas dos dois poços que abastecem a cidade de Ponta Porã.

“Desde então, técnicos da Sanesul criaram força-tarefa para trabalhar dia e noite e garantir o fornecimento de água tratada em todos os lares da cidade. No dia 3 de março, foi possível reativar o poço. Mas, depois das primeiras 48 horas de funcionamento, a bomba recém instalada voltou a apresentar problemas”, informou a estatal.

De acordo com a Sanesul, o imprevisto levou ao revezamento para garantir o bombeamento da água para os bairros, principalmente da parte alta de Ponta Porã. Entretanto, esse recurso dificulta a vida de quem não tem caixa para reservar a água.

Na quinta-feira (19), novo problema técnico no bombeador foi constatado pelos funcionários. “Depois de vistoria técnica, o problema foi identificado e a equipe da Sanesul começou a retirada da mesma bomba que havia sido trocada no início do mês. O reparo no bombeador deve durar pelo menos 10 dias”.

Mais uma vez a Sanesul teve de montar o plano de ação emergencial para abastecer a cidade. "É um problema que está além de previsões, e as equipes estão empenhadas para resolver o mais rápido possível", afirmou o gerente regional da Sanesul em Ponta Porã, Alyson Gomes da Fonseca.

A empresa pediu “compreensão dos moradores pela mudança de rotina causada por força maior” e se compromete a “agilizar o trabalho para tentar reduzir o tempo previsto para conserto da bomba de sucção”.

Bairros – Conforme a Sanesul, a falta de água por determinados períodos do dia deve ocorrer das 13h30 às 19h até o dia 30 deste mês nos bairros Santa Isabel, São João, Jardim Manvailler, Jardim Morumbi, Vila Nossa Senhora do Amparo, área central de Ponta Porã, região do Parque dos Ervais, Residencial Ponta Porã I e II, Copa Fronteira, Residencial Nova Ponta Porã, Jardim Coimbra, Jamil Saldanha Derzi, Boa Vista – Alegrete, Planalto, Carandá Bosque I e II, Parque das Aroeiras, Ipês I, II e III, Ibirapuera, Parque dos Eucaliptos, Monte Alto, Vila Maisa, Ivone e Guy Vilela.

Nos siga no Google Notícias