ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Câmara julga amanhã vereador citado em contratos suspeitos da prefeitura

Ex-líder da prefeita Délia Razuk, Junior Rodrigues é acusado de ligação com empresa investigada pela Polícia Federal

Helio de Freitas, de Dourados | 29/08/2019 14:30
Junior Rodrigues (centro) será julgado amanhã por quebra de decoro, mas relatório pede absolvição (Foto: Helio de Freitas)
Junior Rodrigues (centro) será julgado amanhã por quebra de decoro, mas relatório pede absolvição (Foto: Helio de Freitas)

A Câmara de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, marcou para 16h de amanhã (30) a sessão especial para decidir sobre o pedido de cassação do vereador Junior Rodrigues (PL) por quebra de decoro parlamentar. Ele é citado em investigações do Ministério Público por suposta ligação com empresa terceirizada contratada pela prefeitura. A empresa também é investigada pela Polícia Federal.

Vereador de primeiro mandato e integrante da base aliada da prefeita Délia Razuk (sem partido), de quem foi líder na Câmara em 2017 e 2018, Junior Rodrigues é o quinto legislador douradense a sofrer pedido de cassação em menos de um ano. Os outros quatro são Idenor Machado (PSDB), Pastor Cirilo Ramão (MDB), Pedro Pepa (DEM) e Denize Portolann (PL).

A denúncia contra Junior Rodrigues por quebra de decoro foi feita no dia 20 de maio pela advogada e ex-vereadora Virginia Magrini. Ela afirmou que Rodrigues é citado no relatório da Controladoria Geral da União por envolvimento com diretores e funcionários da lavanderia Global Serv, prestadora de serviços contratada pela Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).

O relatório, anexado a inquérito civil em andamento na 10ª Promotoria de Justiça comarca, revela suspeita na contratação por dispensa de licitação da Bataline e Gomes Ltda., que usa o nome fantasia Global Serv.

Conforme a CGU, houve prejuízo de R$ 382 mil ao cofre público por superfaturamento em duas dispensas de licitação e um pregão, além de pagamento sem a efetiva comprovação da prestação dos serviços. Três pessoas ligadas à Global Serv trabalharam no gabinete do vereador.

Na sessão desta sexta-feira, 18 dos 19 vereadores – Junior Rodrigues fica impedido de votar – vão decidir se acatam ou não o pedido de cassação. Dois dos três integrantes da Comissão Processante votaram a favor do relatório que pede a absolvição do vereador do PL – Silas Zanata (Cidadania) e Olavo Sul (Patriota). Só a presidente da Comissão, Daniela Hall (PSD) votou a favor da perda de mandato.

Nos bastidores políticos a previsão é de absolvição de Junior Rodrigues, já que o grupo do qual ele faz parte tem votos suficientes para evitar a cassação. A perda de mandato só é aprovada se receber apoio de dois terços dos vereadores – 13 votos.

Vereador nega – Em maio, Junior Rodrigues usou a tribuna para se defender do pedido de cassação. Ele afirmou que está sendo acusado por ser amigo do dono da empresa e que a Comissão Processante seria a chance de provar sua inocência.

“Se hoje essa empresa presta serviço para o município, é mérito único e exclusivo do seu proprietário e das pessoas que se envolvem nessa empresa. Jamais tive uma fala sequer com a prefeita ou quem quer que seja para que beneficiasse essa ou aquela empresa”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias