ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Capacitação de trabalhadores para fábrica de MDF começa em abril

Priscilla Peres | 03/02/2016 16:37


Devem começar em abril os cursos de capacitação para pessoas interessadas em trabalhar na fábrica de MDF Asperbrás, em Água Clara - distante 198 km de Campo Grande. As obras já estão em andamento e os trabalhadores receberão cursos em áreas prioritárias.

A capacitação será realizada pelo Senai, junto com a prefeitura e a Asperbras, com o intuito de utilizar a mão de obra local atendendo a necessidade da empresa. A previsão é de que sejam gerados entre 100 e 120 empregos, no início das atividades em 2017.

O gerente do Senai de Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, informou que até o fim de fevereiro terá o número de pessoas e a competência esperada para formatar os cursos de interesse da Asperbras. “Entre as demandas devem ser destacadas as competências em automação e instrumentação básica, manutenção mecânica básica, operador de empilhadeira e de máquinas pesadas, bem como as NRs (Normas Regulamentadoras)”.

A qualificação profissional será oferecida em salas de aulas móveis do Senai e em locais cedidos pela Prefeitura de Água Clara. O diretor-industrial da Asperbras, Mário Gavinho, afirmou que os alunos que se destacarem nos cursos poderão ser contratados.

A indústria - A Asperbras, empresa que atua em várias áreas, entre elas, montagem de projetos industriais, construção e incorporação imobiliária, atualmente direciona suas atenções para o projeto de produção de eucalipto para atender a futura fábrica de MDF no município de Água Clara, que deve entrar em operação em 2017. A unidade, no futuro, deverá ser abastecida 100% pelos plantios de eucalipto da empresa, o que deverá ocorrer em 2019, mas, antes disso, parte da matéria-prima será adquirida no mercado spot.

Inicialmente, a produção prevista de MDF é de 220 mil metros cúbicos por ano para uma linha de produção, mas há espaço para uma segunda linha no futuro para produzir 460 mil metros cúbicos anualmente. A fábrica de MDF a ser instalada em Mato Grosso do Sul se configurou também como uma alternativa ao projeto de eucalipto da empresa, após realização de um estudo de viabilidade.

Nos siga no Google Notícias