ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Cidade amplia serviços de olho em operários do município vizinho

Aline dos Santos, enviada especial a Selvíria | 13/10/2013 07:00
Casal ampliou hotel e vai investir em pousada em balneário.(Foto: João Garrigó)
Casal ampliou hotel e vai investir em pousada em balneário.(Foto: João Garrigó)
Cidade amplia serviços de olho em operários do município vizinho

Espremida entre uma vizinha paulista que é a 18ª melhor cidade brasileira para se viver e o município de Mato Grosso do Sul que mais cresce, Selvíria, a 404 km de Campo Grande, investe na ampliação do setor de serviços para fisgar os "meninos da fábrica".

Tendo como limites Ilha Solteira e Três Lagoas, o município virou endereço de boa parcela dos operários que trabalham na construção de fábricas e dos funcionários contratados para manter as plantas em funcionamento.

Recentemente, o hotel Portal do Mato Grosso, que abriu as portas há 12 anos, fez duas ampliações. Segundo a proprietária Márcia Bento, as instalações passaram de 12 para 43 quartos. “Antes, vinha mais vendedor, viajante. Hoje, é só o pessoal da Eldorado”, conta. A fábrica de celulose, que tem 2.500 funcionários, fica nas imediações do município.

A proprietária ainda investiu em câmeras de segurança e ampliou a sala de televisão. O hotel permanece com a lotação em quase 100%. “Tem uma ou duas vagas”, diz. A diária custa R$ 50, valor que é reduzido quando se fecha pacote para um número maior de hóspedes.

Ex-vereador e ex-prefeito, Lourivaldo Alves Cavalcante conta que construiu o hotel pensando que a cidade poderia, um dia, crescer. “Falaram você é louco? Vai fazer hotel em Selvíria para quem?”, recorda. Lourivaldo e Márcia são casados há 17 anos. O próximo passo do casal será uma pousada às margens do rio Paraná.

Nascido no Rio Grande do Norte e morando em Pacaembu, no interior Paulista, Antônio Jakson da Silva, 36, ouviu na rádio sobre a oportunidade de emprego em Mato Grosso do Sul.

Município sente reflexos do crescimento da vizinha Três Lagoas. (Foto: João Garrigó)
Município sente reflexos do crescimento da vizinha Três Lagoas. (Foto: João Garrigó)

Depois de morar em Três Lagoas, é um dos hóspedes do hotel. “Tenho roupa lavada, hospedagem, comida, viajo para a minha cidade de 15 em 15 dias, salário certinho. O que posso querer mais”, diz o ajudante florestal, que é funcionário da Eldorado Brasil.

Ainda que em menor escala, bares e restaurantes também sentem o reflexo do trabalho de quem vem de fora. Para agradar o novo público, a maioria dos barzinhos tem Jukebox, a máquina de música. “Não foi aquelas coisas, porque muitos vão para a Ilha, mas melhorou”, afirma a comerciante Ângela Marisa de Jesus, 50.

No Cara Legal bar e tabacaria, os líderes de venda são cigarro, dose de pinga a R$ 1 e anzol. Segundo a própria comerciante, o nome do estabelecimento é jogada de marketing. Seu esposo já é folclórico por tocar o bar de forma bem particular.

“Não deixa ter música alta. Dá 19h ele fala que vai fechar, manda as pessoas para casa e não vende mais pinga se o cliente estiver bêbado”, conta Ângela Marisa.

Ângela conta que cigarro, pinga e anzol lideram vendas. (Foto: João Garrigó).
Ângela conta que cigarro, pinga e anzol lideram vendas. (Foto: João Garrigó).
Nos siga no Google Notícias