ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Com medo do "sumiço" dos clientes, turismo alerta que "nem tudo está fechado"

Atração da Gruta Azul retornou na quinta-feira e atividades de flutuação retornam neste sábado

Danielle Valentim | 23/02/2018 12:23
Além da invasão nos balneários, o volume das águas atingiram muitas estradas. (Foto: Direto das Ruas)
Além da invasão nos balneários, o volume das águas atingiram muitas estradas. (Foto: Direto das Ruas)

Depois da chuvarada, que atingiu Mato Grosso do Sul e causou enchentes nos principais rios dos Estado, o alerta da secretaria de turismo de Bonito, agências e balneários é de que nem tudo está fechado na cidade. A repercussão nacional da cheia e até divulgação de trilhas debaixo d´água, teria sido mal interpretada e para não afastar o público, o turismo garante que boa parte das atrações funcionam normalmente.

Imagens registradas no início da semana, em que mostram a invasão da água em balneários e estradas, são impressionantes e capazes de desanimar qualquer um que pretendia viajar para a região, famosa nacionalmente pelo ecoturismo.

O Córrego Bonito, que corta a entrada da cidade, transbordou durante a chuva sem trégua que atinge Mato Grosso do Sul desde a madrugada desta terça-feira (20) e chegou a impossibilitar a passagem de carros de passeio por algumas horas.

Córrego Bonito, que corta a entrada da cidade, transbordou durante a chuva da última terça-feira (20) (Foto: Direto das Ruas)
Córrego Bonito, que corta a entrada da cidade, transbordou durante a chuva da última terça-feira (20) (Foto: Direto das Ruas)

Para evitar a possível queda de visitantes, o diretor de turismo de Bonito, Marcelo Gil da Silva, pontuou que os trabalhos de recuperação e manutenção - do que foi danificado - estão a todo vapor. Além das atividades já retomadas, como a atração da Gruta Azul, a previsão de retorno da flutuação no Rio Sucuri e no Aquário Natural é para este sábado.

“Temos os passeios de flutuação, que estão na expectativa de abrir amanhã. As nascentes estão impecáveis, porque quando sujam limpam em pouco tempo. Mas outras atrações que não estão na rota (da enchente) estão funcionando bem”, disse.

O diretor pontua que, no ponto de vista turístico, a cidade está preparada para eventuais fenômenos naturais, mas uma coisa paralela são as famílias desabrigadas, ou seja, que perderam tudo. “No distrito de Águas de Miranda, que está mais perto de Aquidauana do que de Bonito, existem muitas famílias desabrigadas. A prefeitura já enviou ajuda, mas essa é a principal preocupação, agora”, disse.

Para auxiliar empresários e a própria prefeitura municipal, o “Sistema de Gestão de Segurança” é quem aponta o momento certo dos locais voltarem a funcionar. “Por meio do sistema, cada local está se auto-avaliando para ver o que será feito. Esse novo modelo de gestão abrange as cidades de Jardim e Bodoquena. Nem todas os empresários estão cadastrados, porém as atrações urbanas estão 100% habilitadas, é claro que muitos locais já poderiam receber turistas, mas os proprietários de cada Balneário querem “vender” o melhor para o turista e por isso trabalham para tudo ficar perfeito”, disse.

Marcelo esclarece que o turista afetado pelas chuvas, devido ao cancelamento de algum passeio, teve a solução intermediada pelas agências de turismo, por exemplo com a troca da opção de atração.

Conforme a Bonito Convention & Visitors Bureau, associação sem fins lucrativos, responsável pela captação de eventos e, consequentemente, aproximação de turistas, aponta que a cidade possui o Balneário do Sol, Balneário Municipal, Balneário Ilha Bonita e com áreas como a da Nascente Azul, Praia da Figueira e Posto da Ilha, que não são balneários mas funcionam com atividades semelhantes, inclusive de banho em lagoas.

Depois de virar notícia nacional com a “trilha submersa e cristalina”, o Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, teve o dobro de procura para a atração. O fenômeno que durou apenas um dia permitiu registros incríveis no local, já que mesmo diante da enchente as águas continuaram cristalinas. “Recebemos muitos contatos via e-mail, redes sociais e telefone durante esse período”, disse.

Fato aconteceu no Recanto no dia 2 de fevereiro e foi registrado durante o monitoramento realizado por um colaborador do passeio.
(Foto:Reprodução/Facebook)
Fato aconteceu no Recanto no dia 2 de fevereiro e foi registrado durante o monitoramento realizado por um colaborador do passeio. (Foto:Reprodução/Facebook)

O fato aconteceu no Recanto no dia 2 de fevereiro e foi registrado durante o monitoramento realizado por um colaborador do passeio. O fenômeno é raro, mas pode acontecer quando chove muito, pois o rio da Prata corre de forma mais lenta, represa a água e aumenta o nível do rio Olho D'Água. Ao final do dia, o rio já havia voltado ao nível normal.

Segundo o supervisor de vendas da Agência de Turismo Bonitur, Silveiro Mazina, de 28 anos, grande parte das ligações tiveram o intuito de curiosidade. Porém, garantiu que os serviços oferecidos pela empresa não caíram, apesar da repercussão da enchente “isolando” a cidade.

“Boa parte dos turistas ligam por curiosidade para saber a situação. Mas as atrações estão mantidas. A flutuação do Aquário Natural só não está funcionando porque a trilha foi danificada com a cheia, mas a Gruta, cachoeira da Serra da Bodoquena e rio da Prata estão funcionando. Já a expectativa para reabertura dos balneários é para o meio da seguinte semana. Vale lembrar, que a gruta só ficou fechada um dia, porque a estrada ficou fechada”, disse.

Comunicado da Prefeitura Municipal de Bonito.
(Foto: Divulgação)
Comunicado da Prefeitura Municipal de Bonito. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias