A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

30/06/2016 14:24

Com poucos visitantes, fábrica de vidro pode fechar às portas

Anny Malagolini
Local foi aberto há dois anos em Bonito (Foto: Reprodução)Local foi aberto há dois anos em Bonito (Foto: Reprodução)

Uma das mais importantes fábricas de reciclagem de vidro do estado, pode estar com os dias contados. A Casa de Vidros no município de Bonito existe há dois anos, e atua como a principal responsável pela coleta de vidro na cidade. Foram 50 mil toneladas do material recolhidos em 9 meses.

Para quem mora na cidade, que tem a natureza como principal atrativo, a falta de meios sustentáveis para proceder com o lixo produzido por lá pode ser prejudicial. “A cidade se sente colaboradora do projeto, ainda que a cidade tenha a coleta seletiva. Mas para mim é rotina, normal, juntar os vidros pra deixar na fábrica. E isso nos empolga, porque estamos ajudando a cidade, a natureza e um morador”, disse a comerciante Laura Scherer.

Principal destino do ecoturismo sul-mato-grossense, a cidade recebeu de janeiro até junho, cerca de 250 mil turistas, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. Mas para o empresário Carlos Cardinal, responsável pela fábrica, embora o número de visitantes seja significativo, menos de duas mil pessoas visitaram sua loja neste ano. “Estamos fechando porque o turismo de Bonito não apoia a causa. O turismo do município não coloca a fábrica na rota de atividades da cidade”, reclamou.

Segundo Carlos, desde setembro do ano passado foram somadas 50 toneladas de vidro, e todo o material foi entregue como colaboração dos moradores da cidade. A Secretaria de Turismo do município, Juliane Salvadori, informou apenas que o setor irá se reunir nesta quinta-feira e discutir a situação. 

Sustentável - A Casa de Vidro foi criada em 2014, para a coleta e reutilização de materiais. Além da produção diária, a fábrica funciona como um mostruário para encomendas. No depósito, empilhados por tipo e formato, há desde de garrafas de bebidas alcoólicas a frascos de perfume e remédios.

O material leva 4 mil anos para se decompor na natureza, por isso a aposta na reutilização do matéria. Com os vidros reciclados, a Fábrica então dá forma a produtos de decoração e de itens domésticos, como luminárias e copos. No Brasil a reciclagem de vidro temperado é pouco explorada, apenas 40% é reciclado em todo país.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions