ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Com presença de paraguaios, vereadores discutem violência na fronteira

Debate ocorre durante a sessão desta manhã; Legislativo reclama de “divulgação exagerada” e diz que população está amedrontada

Helio de Freitas, de Dourados | 21/06/2016 09:04
Prefeito de Pedro Juan (blusa azul) e o governador de Amambay (1º à esquerda) participam da reunião (Foto: Jornal Che Fronteira)
Prefeito de Pedro Juan (blusa azul) e o governador de Amambay (1º à esquerda) participam da reunião (Foto: Jornal Che Fronteira)

A Câmara de Vereadores de Ponta Porã, cidade a 323 km de Campo Grande, promove na manhã desta terça-feira (21) um debate sobre a escalada da violência na fronteira com o Paraguai, principalmente depois da execução do megatraficante Jorge Rafaat Toumani, 56, ocorrida na noite de quarta-feira passada.

Com a presença de autoridades do Paraguai, a discussão ocorre durante a sessão ordinária da Casa e tenta, segundo a assessoria do Legislativo, encontrar uma forma de reverter a “sensação de insegurança” criada na região.

“A grande repercussão em nível nacional dos últimos acontecimentos relacionados à violência na fronteira está provocando uma situação preocupante entre as pessoas de bem, maioria absoluta da população de Ponta Porã e de Pedro Juan Caballero. Não podemos deixar a fronteira acabar”, afirma a assessoria da Câmara.

Entre as autoridades paraguaias presentes estão o governador do Departamento de Amambay, Pedro Gonzalez Ramirez, e o prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Azevedo.

De acordo com o Legislativo de Ponta Porã, por causa da divulgação, “na maioria dos casos exagerada e sem quaisquer critérios”, a população local se sente amedrontada e sem estímulos para retomar a rotina de suas atividades cotidianas.

“A economia das duas cidades já sente os efeitos desta situação, uma vez que a sensação de insegurança que assola a região agrava ainda mais a condição econômica da fronteira, diminuindo drasticamente a presença de turistas no comércio local, bem como o próprio consumo da população. Um exemplo é a redução do movimento nos estabelecimentos de prestação de serviços, como os setores de hotelaria e gastronomia”, alegam os vereadores.

Conforme a assessoria, uma solicitação assinada pelos 15 vereadores de Ponta Porã será encaminhada ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e ao secretário de Segurança Pública José Carlos Barbosa solicitando reforço do efetivo policial “com a máxima urgência”. Ontem chegaram à cidade equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais), a tropa de elite da Polícia Militar.

Para os vereadores de Ponta Porã, mais recursos e reforços da segurança pública e intensificação do patrulhamento e monitoramento ostensivo da faixa de fronteira passarão “confiança” aos cidadãos.

Nos siga no Google Notícias