ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Novo 'capo' da fronteira teria 32 anos e é aliado de antigo desafeto de Rafaat

Viviane Oliveira | 19/06/2016 09:45
Utilitário onde foi instalada a metralhadora .50, que perfurou a blindagem do Hummer de Rafaat, foi encontrada abandonada em uma obra que seria de Pavão. (Foto: Direto das Ruas)
Utilitário onde foi instalada a metralhadora .50, que perfurou a blindagem do Hummer de Rafaat, foi encontrada abandonada em uma obra que seria de Pavão. (Foto: Direto das Ruas)

Um brasileiro de 32 anos, que usa pelo menos três identidades e tem conexão com o PCC (Primeiro Comando da Capital) seria o novo 'capo', ou chefe, do crime organizado em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com a sul-mato-grossense Ponta Porã. Ele teria assumido o controle na região com a morte de Jorge Rafaat Toumani, 54 anos, em uma emboscada cinematográfica na noite de quarta-feira (15), em que uma metralhadora calibre .50, capaz de derrubar aviões, foi usada.

A passagem de comando para o PCC na fronteira é destaque na edição deste domingo (19) do jornal paraguaio ABC Color. Segundo a publicação, o novo chefe do tráfico no Paraguai é o brasileiro conhecido como “Gallant”, que tem conexão direta com o PCC em São Paulo.

O homem opera com três identidades: Oliver Giovanni da Silva, Elton da Silva Leonel e Ronaldo Rodrigo Benites. Gallant já foi preso diversas vezes com armas, munições e drogas. Ele, ainda segundo o jornal paraguaio, é aliado de Jarvis Chimenes Pavão, 48 anos, traficante concorrente de Rafaat.

Uma das principais linhas de investigação da polícia paraguaia para a execução de Rafaat seria uma desavença com Pavão, que está preso desde 2009 em Assunção e mesmo assim teria ordenado a ação. Fontes ouvidas pelo Campo Grande News confirmam as suspeitas de que a ordem para matar o "rei da fronteira" teria partido de seu maior concorrente, com apoio de facções criminosas brasileiras.

Uma das evidências é que o utilitário usado no ataque e onde foi instalada a metralhadora .50, arma de poder antiaéreo que perfurou a blindagem do Hummer de Rafaat, foi encontrada abandonada em uma obra que seria Jarvis Pavão.

Segundo as investigações que estão sendo feitas pela Polícia Nacional do Paraguai com o apoio de outras instituições de segurança, Jarvis Pavão teria contratado o CV (Comando Vermelho) para eliminar Rafaat.

De acordo com o que foi apurado, Jorge Rafaat mantinha o controle das atividades na fronteira e todas as organizações criminosas só podiam agir com a sua autorização. Quem descumpria as regras, era eliminado. A polícia paraguaia ainda não sabe ainda qual o motivo da desavença entre Rafaat e Pavão.

Ainda conforme o site ABC Color, a advogada de Jarvis Pavão, Laura Casuso, negou que ele tenha ligações com facções criminosas como o PCC (Primeiro Comando da Capital) e afirmou que o cliente mantinha bom relacionamento com Jorge Rafaat. 

Nos siga no Google Notícias