ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Com saúde em colapso, Dourados muda atendimento e prepara medidas duras

UPA passa a atender apenas pacientes com covid-19; decreto que deve fechar tudo sai amanhã

Helio de Freitas, de Dourados | 27/05/2021 20:10
Alan anunciou mudanças na saúde durante live, mas não falou sobre lockdown (Foto: Divulgação)
Alan anunciou mudanças na saúde durante live, mas não falou sobre lockdown (Foto: Divulgação)

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito de Dourados Alan Guedes (PP) anunciou mudanças nas unidades de saúde para tentar garantir atendimento à população no pior momento da pandemia de covid-19 na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Nesta semana, Dourados, localizada a 233 km de Campo Grande, foi classificada com bandeira cinza (alto risco de contágio) pelo programa Prosseguir, do Governo do Estado.

Os casos positivos voltaram a explodir e 486 pessoas já morreram na cidade em decorrência da doença. Foram 328 mortes do dia 1º de janeiro até hoje – mais que o dobro dos óbitos registrados nos 10 meses de pandemia em 2020.

Com leitos de UTI 100% ocupados há dois meses, Dourados tem hoje 166 pacientes internados, 75 deles em terapia intensiva e 91 em leitos de enfermaria.

O prefeito abriu a live informando que hoje 53 pessoas infectadas pelo vírus estão na fila por leito de UTI na macrorregião de Dourados, formada por 33 municípios. São 25 de cidades vizinhas e 28 douradenses.

Mudanças – Alan Guedes anunciou que de amanhã em diante, o posto da Seleta (Jardim Flórida) e o PAM (Pronto Atendimento Médico), na Vila Industrial, se juntam ao Hospital da Vida e à UPA para reforçar o atendimento, ficando abertos todos os dias até 22h.

A Seleta fica destinada para atendimentos de baixa complexidade. Já pacientes com síndromes respiratórias deverão procurar o PAM das 6h da manhã até 22h. Casos de síndromes respiratórias das 22h às 6h da manhã deverão procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na Rua Coronel Ponciano.

Nesse período, que o prefeito acredita que será de 16 dias, a UPA será exclusiva para atendimento de pacientes com covid-19. “Estamos tirando todo atendimento de ala verde e de pediatria da UPA. A partir de agora, por esse período, quem precisar de atendimento de pediatria vai procurar o Hospital da Vida”.

Alan Guedes afirmou que o município não tem condições de manter atendimento de pediatria na UPA com número tão alto de pessoas com covid-19 sendo atendidas na unidade. Ele garantiu que haverá estrutura e médicos para atender as crianças no hospital.

Explicou também que as duas tendas montadas nesta semana em frente ao Hospital da Vida serão usadas para triagem dos pacientes que chegarem à procura de socorro. Atendimentos de alta complexidade continuam nesse hospital.

“Esperamos dessa forma melhorar o atendimento e preservar a vida do douradense e a vida dos cidadãos da nossa macrorregião”, afirmou o prefeito.

Tenda montada em frente ao Hospital da Vida para triagem de pacientes (Foto: João Pires/Estado Notícias)
Tenda montada em frente ao Hospital da Vida para triagem de pacientes (Foto: João Pires/Estado Notícias)

Fecha tudo – Apesar de Alan Guedes não ter falado nada sobre as ações restritivas que vão ser adotadas pelas próximas duas semanas, para esta sexta-feira (28) é esperada a publicação do novo decreto com medidas mais duras para tentar frear o contágio pelo coronavírus em Dourados.

Fontes do gabinete ouvidas pelo Campo Grande News revelam que é grande a chance de fechar tudo (lockdown) por pelo menos 14 dias, apesar de oficialmente a prefeitura ainda não ter se manifestado sobre o caso.

O prefeito passou a quarta e a quinta-feira reunido com equipes técnicas, com vereadores e representantes dos setores produtivos para discutir as medidas. Na terça-feira (25), após o município ser classificado com bandeira cinza, Alan determinou ampliação do toque de recolher a partir das 20h – uma hora mais do que estava em vigor.

Alan Guedes avisou que essa providência seria a única até sábado (29) e que até a sexta-feira definiria as outras medidas para vigorar por 14 dias – de 30 de maio a 12 de junho.

Hoje circularam áudios supostamente gravados por pessoas que participaram das reuniões anunciando que haverá lockdown a partir do dia 30. Até mesmo lei seca, com proibição total de venda de bebida alcoólica, está sendo discutida.

Nos siga no Google Notícias