ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Câmara devolve R$ 2 milhões para ações contra pandemia de covid

Dinheiro vai ajudar a reforçar estrutura da saúde pública e ampliar combate ao vírus

Helio de Freitas, de Dourados | 26/05/2021 15:12
Laudir Munaretto, presidente da Câmara, que entregou dinheiro à prefeitura (Foto: Divulgação)
Laudir Munaretto, presidente da Câmara, que entregou dinheiro à prefeitura (Foto: Divulgação)

A Câmara de Vereadores antecipou em sete meses a devolução das sobras do duodécimo e entregou R$ 2 milhões nesta quarta-feira (25) à prefeitura para reforçar as ações de combate à pandemia de covid-19 em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

A medida ocorre um dia depois de o município ser classificado como bandeira cinza (risco extremo de contágio) pelo programa Prosseguir, ferramenta criada pelo Governo do Estado para monitorar as cidades de acordo com o grau de risco de infecção pelo coronavírus.

O duodécimo é o repasse constitucional feito pelo Poder Executivo ao Legislativo. O valor é calculado com base na arrecadação municipal e ao final de todos os anos existem sobras.

A Câmara não é obrigada por lei a devolver o dinheiro, mas a prática já se tornou tradição em Dourados. Em 2019, o dinheiro ajudou a prefeitura a pagar o 13º dos servidores municipais.

A entrega simbólica ocorreu em ato na Câmara só com a presença de vereadores. O presidente da Casa Laudir Munaretto (MDB) explicou que o prefeito Alan Guedes (PP) não pôde participar porque estava em reunião com reunião com o Comitê Municipal de Gerenciamento de Crise do Coronavírus para definir novas ações.

De hoje até sábado (29), Dourados passa a adotar o toque de recolher das 20h às 5h, como recomenda o Prosseguir. Na sexta-feira haverá nova reunião para avaliar quais medidas serão adotadas de domingo em diante.

“Mais que nunca estamos unidos na busca de soluções. A situação é grave”, afirmou Laudir Munaretto. Segundo ele, a antecipação do dinheiro foi iniciativa dos vereadores como parte do esforço para amenizar o impacto que a pandemia causa no setor de saúde de Dourados.

Com mais quatro mortes incluídas no boletim divulgado hoje, chegou a 486 o total de mortos em decorrência da covied-19 em Dourados. São 31.012 douradenses já infectados pelo vírus.

Com 226 positivos nas últimas 24 horas, depois de vários meses Dourados voltou a superar Campo Grande em número de casos confirmados em um dia. Atualmente, 166 pessoas infectadas pelo vírus estão internadas na cidade – 79 delas em leitos de UTI, lotados há dois meses.

Nos siga no Google Notícias