ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Comunidade paraguaia faz colheita inédita de maconha para uso medicinal

Produção de maconha em Santa Rosa del Aguaray é autorizada pelo governo e vigiada pela Senad

Helio de Freitas, de Dourados | 20/02/2023 11:17
Jovens trabalham na limpeza de flores de maconha, em “festa da colheita” no Paraguai (Foto: Divulgação)
Jovens trabalham na limpeza de flores de maconha, em “festa da colheita” no Paraguai (Foto: Divulgação)

A comunidade de Agüerito, em Santa Rosa del Agaray, no Paraguai, teve uma festa diferente neste domingo (19). A inédita “Festa da Colheita da Maconha” aconteceu em lavoura experimental localizada a 80 quilômetros de Coronel Sapucaia (MS), no departamento de San Pedro.

Autorizada pelo governo e fiscalizada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), a produção é destinada a uso medicinal. A colheita envolveu principalmente jovens vindos da capital Asunción.

As plantas colhidas foram espalhadas em mesas de madeira, para a separação das folhas e das flores de cannabis, chamada no Paraguai de “marihuana”. Depois, o material ficará armazenado por dez dias, para secar.

Durante a festa, o médico Jorge Rolón Luna fez palestra sobre o projeto de lei em discussão no Congresso paraguaio para legalizar o uso e cultivo de cannabis. A erva é o principal produto ilícito produzido na fronteira com Mato Grosso do Sul e 90% da produção de maconha é destinado ao mercado brasileiro.

Eulálio López, presidente da Cooperativa Paraguaia de Cannabis, disse ter ficado surpreso com o apoio da população, principalmente grupos vindos da capital. “Chegaram em nossa comunidade e se juntaram para ajudar na colheita”.

Já o presidente da Câmara Paraguaia de Cannabis, Juan Carlos Fischer, disse ao jornal ABC Color que a expectativa é que Congresso aprove a nova lei para o país. “O uso e cultivo de maconha se tornou oportunidade para fazer negócios”, afirmou. Segundo ele, milhares de famílias de trabalhadores rurais poderiam melhorar de vida cultivando a erva legalmente.

Produção de maconha em estufas, autorizada pelo governo paraguaio (Foto: Divulgação)
Produção de maconha em estufas, autorizada pelo governo paraguaio (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias