ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Corregedoria da Polícia Civil apura ação contra entrevistado em rádio

Polícia Civil disse apurar a “completa apuração das circunstâncias” da prisão de José Carlos Pereira da Silva, alvo de cautelar que o impede de citar nomes de investigadores

Humberto Marques | 23/02/2019 12:50
Policial derrubou entrevistado e anunciou prisão, realizada por outra equipe, por conta de medida cautelar. (Foto: Reprodução)
Policial derrubou entrevistado e anunciou prisão, realizada por outra equipe, por conta de medida cautelar. (Foto: Reprodução)

A Corregedoria da Polícia Civil instaurou procedimento para “a completa apuração das circunstâncias” que envolveram a prisão de José Carlos Pereira da Silva, 40, na sexta-feira (22), quando ele concedia entrevista ao vivo a uma rádio comunitária. A detenção ocorreu quando o policial civil Antônio Marcos Roque da Silva invadiu o estúdio apontando que o detido descumpriu medida cautelar assinada no dia anterior, ao citar os nomes de investigadores que o denunciaram por calúnia e difamação –uma das condicionantes para que lhe fosse garantida a liberdade após ser preso por tais crimes.

A ação foi filmada e transmitida por aplicativos de mensagens, sendo encaminhada ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas por vários leitores. José Carlos fazia críticas à atividade policial quando se deu o incidente. O policial o pega pelo pescoço e o joga no chão, pede que o programa seja tirado do ar e reforça que o entrevistado estava cometendo crime e difamações, citando a medida cautelar assinada pelo juiz Claudio Müller Pareja.

“Foi instaurado procedimento administrativo para a possível adoção de providências”, confirmou o delegado-geral de Polícia Civil, Marcelo Vargas, reforçando a intenção de verificar “excessos” na atuação e reforçando a atribuição da Corregedoria –que, em nota no site da corporação, garantiu analisar a situação sob olhares da ampla defesa, “tanto ao policial civil no procedimento administrativo quanto ao suspeito no respectivo inquérito policial”.

Na terça-feira (19), José Carlos foi preso após divulgar um vídeo no Facebook com afirmações negativas contra três investigadores. Por conta deste material, ele foi preso por calúnia e difamação, permanecendo preso até quinta-feira, quando passou por audiência de custódia e foi determinada proibição de que ele divulgasse novos vídeos envolvendo as vítimas e os fatos expostos, bem como de contato com as vítimas para evitar nova alegação de prática de crime.

Antecedentes – Tanto na cautelar como na nota da Polícia Civil, cita-se o histórico de José Carlos Pereira da Silva. O gari tem passagem por furto, ameaça e lesão corporal (ambas com relação a violência doméstica), injúria, difamação, perturbação da tranquilidade, disparo de arma de fogo e homicídio –em 2010, foi preso sob acusação de matar a tiros o pedreiro Nildo José de Moraes, sendo absolvido do crime dois anos depois.

Foi apontado que José Carlos “é pessoa conhecida na comunidade local” por conta da ficha criminal e de práticas de crimes de calúnia e difamação contra autoridades do Judiciário, Ministério Público e Executivos estadual e municipal. Diante do uso de mídia online durante a entrevista à rádio, avaliou-se que ele feriu a medida cautelar –após o primeiro policial que invadiu a rádio o conter, outra equipe foi ao local e o conduziu.

Diretor da rádio, Honório Malaquias disse desconhecer a existência da cautelar envolvendo a soltura do entrevistado, que havia sido convidado a falar sobre as circunstâncias da prisão e esclarecer se sofreu algum tipo de agressão, algo negado aos microfones. “Ele falou o nome dos policiais e o cara chegou”, explicou.

Honório questionou o ato de prisão –que ocorrera, conforme alegação, em flagrante por conta da manifestação da Justiça– e informou ter prestado depoimento, ao lado do locutor sobre os fatos. Porém, descartou prestar queixa quanto a invasão da rádio, a qual, explicou, funciona com portas abertas em virtude de ações sociais ali realizadas e tem fácil acesso aos estúdios. Roque da Silva não quis se manifestar abertamente sobre o caso.

Nos siga no Google Notícias