ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Decreto de emergência por coronavírus fecha parques, academias e clubes

Como Campo Grande News havia antecipado, lojas e shopping vão continuar funcionando, mas com horário reduzido

Helio de Freitas, de Dourados | 20/03/2020 16:31
Shopping de Dourados passa a funcionar das 12h às 20h como medida contra pandemia de coronavírus (Foto: Helio de Freitas)
Shopping de Dourados passa a funcionar das 12h às 20h como medida contra pandemia de coronavírus (Foto: Helio de Freitas)

Foi publicado no início da tarde desta sexta-feira (20) o decreto da prefeita Délia Razuk (PTB) declarando situação de emergência no município de Dourados para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Com a decisão, fica autorizada a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados à emergência e poderão ser prorrogados contratos da administração pública para manutenção dos serviços essenciais. A situação de emergência autoriza a contração temporária de pessoal, para atendimento da demanda emergencial.

A prefeita também assinou decreto com medidas para diminuir a aglomeração de pessoas. Como o Campo Grande News havia antecipado ontem à noite, as lojas do comércio central e do Shopping Avenida Center não vão fechar. Pressionada por entidades comerciais, a prefeita determinou apenas redução no horário de funcionamento das lojas. Em outros setores, no entanto, determinou fechamento imediato.

O decreto 2.478 suspende a expedição de novos alvarás de autorização para eventos públicos ou privados e determina o fechamento de todos os parques públicos e centros esportivos municipais. A Guarda Municipal vai fiscalizar o cumprimento da medida.

Délia Razuk determinou também o fechamento de casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias e boates, academias de ginástica, teatro, cinema e casas de eventos, clubes, associações recreativas e afins.

O horário de funcionamento do comércio passa a ser de 10h às 18h de segunda-feira a sábado, exceto supermercados, farmácias e postos de combustíveis. O Shopping Avenida Center passa a funcionar das 12h às 20h de segunda-feira a sábado e das 14h às 20h aos domingos e feriados. A praça de alimentação do shopping funcionará todos os dias das 11h às 20h.

Transporte coletivo – A prefeita determinou também o bloqueio do passe livre a estudantes no transporte público e lotação máxima do transporte coletivo ao número de passageiros sentados. Em caso de descumprimento de qualquer das medidas, o autor fica sujeito às penalidades e sanções previstas na Lei do Uso e Ocupação do Solo e Código de Posturas do Município. Délia Razuk afirma que as medidas vigoram por prazo indeterminado.

Questionado sobre o motivo de a prefeitura ter determinado fechamento de alguns estabelecimentos ao mesmo tempo em que mantém lojas e shopping abertos, o procurador geral do município Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo disse à reportagem que são medidas pontuais, “tristes, mas necessárias”. Segundo ele, as casas noturnas são espaços fechados, “onde a contaminação seria enorme” e as academias estão “com gente saindo pelo ladrão”.

Nos siga no Google Notícias