ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Defesa tenta excluir, mas justiça mantém qualificadores em caso de feminicídio

A tentativa era impedir que o réu fosse levado a julgamento por homicídio por motivo torpe e por feminicídio. O pedido foi negado

Geisy Garnes | 14/10/2020 17:53
O crime aconteceu na Rua Menotti del Picchia, no Bairro Primavera. (Foto: Sidney Assis, de Coxim)
O crime aconteceu na Rua Menotti del Picchia, no Bairro Primavera. (Foto: Sidney Assis, de Coxim)

A defesa de um rapaz preso aos 18 anos por assassinar a esposa, de 17 anos, recorreu ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para impedir que o réu fosse levado a julgamento por homicídio por motivo torpe e por feminicídio, alegando que as qualificadoras não podem coexistir no caso. A tese foi negada pelos desembargadores da 1ª Câmara Criminal.

O crime ocorreu em janeiro deste ano, em São Gabriel do Oeste, distante 140 quilômetros de Campo Grande. Segundo o TJMS, a vítima passou o dia em casa com o filho recém-nascido, na época com dois meses, enquanto o marido ficou toda a madrugada com os amigos, bebendo e usando drogas.

Quando voltou para casa, por volta das 6 horas, discutiu com a adolescente e a matou com dois tiros de espingarda calibre .22 no peito e um na cabeça. As investigações apontaram que o réu cometeu o crime por conta de uma suposta traição da vítima e por isso o Ministério Público denunciou o rapaz por homicídio qualificado por motivo torpe e feminicídio, por ser “praticado contra a vítima em razão da condição de mulher, no contexto de violência doméstica e na presença do filho do casal de apenas três meses”.

A defesa pediu a exclusão da qualificadora de motivo torpe sob o argumento de que ela não pode existir no mesmo contexto fático do feminicídio. A Procuradoria-Geral de Justiça manifestou-se pelo não provimento do recurso. O relator do processo, juiz substituto em 2º Grau, Lúcio Raimundo da Silveira, seguiu o mesmo entendimento e manteve a pronúncia do juiz de 1º Grau.

O magistrado esclarece que o motivo torpe é decorrente da suposta traição por parte da vítima. “Não há nenhuma impossibilidade jurídica de coexistência de ambas as qualificadoras no mesmo fato, porque o motivo torpe é de natureza subjetiva, estando intimamente ligado à motivação do delito, enquanto o feminicídio é de ordem objetiva, incidindo quando a ação delituosa seja voltada à mulher, em contexto de violência doméstica, situação de menosprezo ou discriminação à condição de mulher”, explicou.

“Ambas as qualificadoras podem coexistir perfeitamente, porque é diversa a natureza de cada uma: a torpeza continua ligada umbilicalmente à motivação da ação homicida e o feminicídio ocorrerá toda vez que, objetivamente, haja uma agressão à mulher proveniente de convivência doméstica familiar”, completou.

O magistrado citou ainda que, conforme a jurisprudência e a doutrina, as qualificadoras só devem ser excluídas somente na pronúncia em situações excepcionais, quando não existirem indícios que as sustentem ou mostrem-se despropositadas e manifestamente incoerentes com o acervo probatório, sob pena de se usurpar a competência do Tribunal do Júri.

Assim, o juiz manteve o júri popular do réu pelo crime previsto no art. 121, § 2º I e VI, § 2º-A, I e § 7º, I e III, do Código Penal (homicídio qualificado por motivo torpe e por razões da condição do sexo feminino), art. 12, da Lei n. 10.826/03 (posse irregular de arma de fogo) e o art. 28, da Lei n. 11.343/2006 (posse de entorpecente para uso próprio).

Nos siga no Google Notícias