ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Doses enviadas de manhã acabam em duas horas e vacinação para de novo

Imunização foi retomada às 13h nas unidades de saúde, mas com tanta procura as 7.730 doses acabaram em seguida

Helio de Freitas, de Dourados | 31/03/2020 16:14
Idosa é vacinada dentro do carro, na semana passada; vacina acabou de novo (Foto: Adilson Domingos)
Idosa é vacinada dentro do carro, na semana passada; vacina acabou de novo (Foto: Adilson Domingos)

Acabaram em menos de duas horas as 7.730 doses de vacina contra influenza enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde ao município de Dourados. O estoque chegou na manhã de hoje (31) e foi mediatamente distribuído às 36 unidades básicas de saúde dos bairros e ao posto volante instalado no estacionamento do estádio Douradão.

Com as 10.830 doses aplicadas em três dias na semana passada, o total já se aproxima de 19 mil imunizações. Nova remessa só deve chegar ao município na semana que vem.

De manhã, o núcleo de imunização da prefeitura anunciou que às 13h a campanha seria retomada depois de cinco dias de paralisação, também por falta de vacina. Antes mesmo desse horário já havia fila de pessoas esperando pela imunização.

De acordo com o coordenador de imunização Edvan Marcelo, só no posto volante do Douradão, que aplicou a vacina no sistema “drive thru” (idosos recebem a dose sem sair do carro), pelo menos cem veículos se enfileiraram para a vacinação. Além dos idosos acima de 60 anos, nesta etapa estão sendo vacinados os profissionais de saúde.

Segundo Edvan Marcelo, nesta campanha a procura está bem acima dos anos anteriores, por causa da pandemia do novo coronavírus. A vacina não previne contra a Covid-19, mas a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a imunização para proteger os idosos e demais grupos de risco de outros vírus, como H1N1, e evitar ainda mais superlotação do sistema de saúde, onde essas pessoas ficariam expostas ao novo vírus.

A atual etapa vai até o dia 15 de abril. No dia 16 de abril começa a segunda etapa, para vacinar professores, forças de segurança, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A terceira fase começa no dia 9 de maio, para imunizar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, povos indígenas, adolescentes sob medidas socioeducativas e presos. A meta em Dourados é vacinar pelo menos 90 mil pessoas dos grupos considerados de risco.

Nos siga no Google Notícias