ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Por falta de doses, vacinação de idosos contra influenza está parada

Município recebeu quase 10.900 doses, que se esgotaram na quinta-feira; Estado ainda não sabe que dia enviará mais vacina

Helio de Freitas, de Dourados | 30/03/2020 10:49
Idoso é vacinado no primeiro dia da campanha, na semana passada (Foto: Adilson Domingos)
Idoso é vacinado no primeiro dia da campanha, na semana passada (Foto: Adilson Domingos)

Por falta de vacina, a campanha de imunização contra a influenza está parada desde quinta-feira (26) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A vacinação começou no dia 24, para idosos acima de 80 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde.

O município afirma ter recebido 10.830 doses da Secretaria Estadual de Saúde, mas o estoque se esgotou quase por completo nos dois primeiros dias devido à procura fora do normal. As últimas doses foram aplicadas na quinta, pelo sistema “drive thru”, no estádio Douradão. Na sexta-feira (28) e hoje não há vacinação nas 36 unidades básicas de saúde. Além desses locais, a prefeitura montou três postos volantes.

Ao Campo Grande News, Edvan Marcelo, do Núcleo de Imunização da prefeitura, disse que as doses enviadas no primeiro lote representam mais de 10% da meta de vacinar 90 mil pessoas até o dia 22 de maio, quando termina a campanha. “O Ministério da Saúde sempre faz a entrega das doses por etapas, mas este ano tivemos dois problemas: a campanha foi antecipada em 30 dias e teve procura desenfreada por causa do momento [pandemia de coronavírus]”, explicou.

A vacina não previne contra o novo coronavírus, mas a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a imunização como forma de proteger os idosos e os demais grupos de risco de outros vírus, como H1N1, e evitar ainda mais superlotação do sistema de saúde e consequente exposição dessas pessoas à Covid-19.

Assim que o município receber mais doses, Edvan informou que a campanha será retomada para imunização de idosos e trabalhadores da saúde. Essa primeira etapa vai até o dia 15 de abril. No dia 16 de abril começa a segunda etapa, para vacinar professores, forças de segurança, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A terceira fase começa no dia 9 de maio, para imunizar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, povos indígenas, adolescentes sob medidas socioeducativas e presos.

Cem mil doses – A Secretaria Estadual de Saúde informou que as cem mil doses da vacina contra influenza recebidas sexta-feira do Ministério da Saúde serão distribuídas aos municípios de hoje até o dia 3 de abril. Ainda não está definido que dia o município de Dourados receberá sua cota, mas a assessoria informou que equipe do Núcleo Regional de Saúde vai à Capital amanhã buscar as doses.

O público alvo em Mato Grosso do Sul representa 902.280 pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos considerados de risco. No ano passado, Mato Grosso do Sul atingiu cobertura de 91,2% da meta.

Nos siga no Google Notícias