ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Entre as águas mais cristalinas do mundo, Rio Sucuri fica turvo

Escurecimento da água é comum durante as chuvas, o que preocupa é a demora no clareamento

Danielle Valentim | 18/03/2019 17:50
Trecho do Rio Sucuri. (Foto: Direto das Ruas)
Trecho do Rio Sucuri. (Foto: Direto das Ruas)

Os rios da região oeste de Mato Grosso do Sul, especificamente nas cidades de Jardim, Bonito e Bodoquena, têm sido tomados por terra e demais resíduos empurrados por enxurrada. O Rio Sucuri, que já foi dono da 3ª água mais cristalina do mundo, é o atingido da vez.

Apesar do turvamento comum após as chuvas, a situação chama atenção dos órgãos envolvidos com o meio ambiente, devido a demora no clareamento: mais de três dias.

Localizado a 18 km do Centro de Bonito, em meio a Serra da Bodoquena, o Rio Sucuri é conhecido pela transparência de suas águas cristalinas. Foto enviada ao Campo Grande News nesta segunda-feira (18) mostra trecho do fluxo com a cor marrom.

Em novembro de 2018, os Rios da Prata (em Jardim) e Formoso (em Bonito), foram tomados por lama. Com matas ciliares desmatadas para produção - áreas que deveriam ser mantidas, para servir como meio de impermeabilização da água da chuva – os rios ficam sem proteção.

À época, a situação provocou reação do Governo de Mato Grosso do Sul, que considerou “grave” e afirmou adotar medidas emergenciais para combater o escorrimento da água barrenta para os rios.

Em fevereiro, deste ano, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) garantiu que irá publicar um decreto específico para proteção do Rio da Prata, compartilhado pelos municípios de Bonito e Jardim. Reinaldo não citou o Rio Sucuri, mas a determinação também vai salvaguardar os rios Formoso e Salobra, em Bodoquena.

Mas de onde vem a sujeira? Além do reflexo natural das chuvas, a origem da sujidade dos rios parte de outros dois grandes problemas: a quantidade de terra arrastada de estradas vicinais por enxurradas até as nascentes e leitos e a troca da atividade de lavoura por pecuária por parte de fazendeiros da região.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também