ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Equipes de saúde iniciam treinamento para enfrentar febre chikungunya

Helio de Freitas, de Dourados | 13/10/2014 16:40
Agentes de saúde reunidos no CCZ de Dourados para discutir estratégia contra a febre chikungunya (Foto: Divulgação/A. Frota)
Agentes de saúde reunidos no CCZ de Dourados para discutir estratégia contra a febre chikungunya (Foto: Divulgação/A. Frota)

A Secretaria de Saúde de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, já prepara as equipes para combater a febre chikungunya. Agentes de controle de vetores e equipes da atenção básica começam a receber capacitação sobre esse tipo de febre, que é novidade no Brasil.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, nesta segunda-feira o coordenador de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde, Gilmar Cipriano Ribeiro, repassou informações obtidas do Ministério da Saúde sobre a doença aos técnicos de Dourados. A partir do encontro, as informações serão multiplicadas para os demais profissionais da saúde pública municipal.

A febre chikungunya é transmitida pelo Aedes albopictus e Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue). O primeiro está presente em 32 cidades e o segundo nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, o que coloca todo o Estado em alerta, segundo Gilmar Ribeiro.

Segundo a Secretaria de Saúde de Dourados, no Brasil todos os casos detectados até o momento foram transmitidos pelo mesmo mosquito da dengue. Diante deste cenário, a prevenção contra os vetores será a mesma já praticada no combate à dengue, com a diferença de que a partir de agora a orientação à população feita em visitas domiciliares vai incluir o alerta contra a febre chikungunya.

De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o mais recente Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypt apontou infestação de 0,3% em Dourados, considerado baixo. Ainda assim a Secretaria de Saúde mantém o alerta aos moradores para que cuidem dos quintais. Com a chegada do verão a proliferação do mosquito tende a aumentar devido às condições climáticas favoráveis.

A febre se dissemina de três a quatro vezes mais rápido do que a dengue e a morbidade também é maior. O paciente sente dores mais fortes e pode demorar de três meses a dois anos para se recuperar. No entanto, a forma de evitar é a mesma: reduzir a presença de focos do mosquito transmissor.

“Não existem vacinas ou remédios que previnam essas doenças, nós tratamos os sintomas. Por isso é importante a população permanecer em alerta e cuidar dos quintais, da eliminação de focos do Aedes aegypti, porque é a forma mais efetiva de evitar as doenças”, explica o gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Dourados, Devanildo de Souza Santos.

TratamentoEquipes da Atenção Básica serão capacitadas para saber diferenciar a dengue da febre chikungunya, que tem sintomas parecidos. O trabalho vai começar nas próximas semanas, após o envio de guias sobre a doença pelo Ministério da Saúde.

O Lacen (Laboratório Central) em Campo Grande também será preparado para a detecção de casos. Para a unidade são encaminhadas as amostras de sangue que vão diferenciar um caso positivo de dengue ou de febre chikungunya.

Nos siga no Google Notícias