ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Estado entrega outros 10 leitos de UTI, mas 35 pacientes de covid seguem na fila

“Precisamos desses leitos para ontem”, disse secretário de Saúde ao cobrar ativação imediata

Helio de Freitas, de Dourados | 17/05/2021 09:51
Secretários estaduais reunidos nesta segunda-feira com Alan Guedes (Foto: Dourados Informa)
Secretários estaduais reunidos nesta segunda-feira com Alan Guedes (Foto: Dourados Informa)

O Governo de Mato Grosso do Sul entrega hoje (17) os equipamentos necessários para instalação de mais dez leitos de UTI e 20 leitos clínicos no HU (Hospital Universitário) de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Oficialmente a entrega será às 13h, no hospital. Por causa da pandemia da covid-19, há quase dois meses não há leitos disponíveis de UTI em Dourados.

Os secretários estaduais de Saúde Geraldo Resende, de Governo Sérgio de Paula e de Infraestrutura Eduardo Riedel estão hoje na segunda maior cidade do Estado para a entrega dos equipamentos e para reuniões com o prefeito Alan Guedes (PP) e com vereadores.

Além dos equipamentos de saúde, a equipe enviada pelo governador Reinaldo Azambuja também apresenta balanço das obras feitas em Dourados pelo governo, entre as quais o recapeamento do quadrilátero central, já concluído em alguns setores.

“Precisamos desses leitos para ontem. Temos de acelerar o processo de implantação de leitos em Dourados. Espero que sejam colocados imediatamente à disposição da população”, afirmou ao Campo Grande News o secretário Geraldo Resende, minutos antes da reunião com o prefeito.

Neste domingo (16), Dourados atingiu recorde de 35 pessoas infectadas pela covid-19 na fila esperando leito de terapia intensiva. Há quase dois meses a cidade está com lotação de 100% e tinha ontem 69 pessoas em UTI.

“Estamos assumindo todo o financiamento, dos leitos de UTIs e dos leitos clínicos. Já assumimos o financiamento dos 55 leitos de UTIs em parceria com o município e o Ministério da Saúde”, afirmou Geraldo. Segundo ele, os equipamentos entregues hoje foram doados pela empresa Suzano Papel e Celulose.

Na reunião com Alan Guedes, Geraldo anunciou também a entrega de dois carrinhos completos de anestesia para o Hospital da Vida, unidade de referência no atendimento a pacientes com covid-19 na macrorregião formada por 33 municípios.

O secretário de Saúde reforçou a necessidade de colocar os leitos entregues hoje em funcionamento o mais rápido possível. “Já temos indicativo que teremos uma terceira onda da covid-19”, afirmou Geraldo Resende.

Nos siga no Google Notícias