ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Estudantes de MS criam dicionário de línguas indígenas e projeto é premiado

O livro foi construído por estudantes do 6°ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Henrique Filho

Geisy Garnes | 13/11/2018 18:48
Estudantes criam dicionário para resgatar língua indígena (Foto: Site Desafios Criativos)
Estudantes criam dicionário para resgatar língua indígena (Foto: Site Desafios Criativos)

Um simples cumprimento entre alunos se transformou em inspiração e conhecimento em uma escola municipal de Brasilândia - município o 355 quilômetros de Campo Grande. Foi do diferente que a curiosidade surgiu e ganhou a forma do Dicionário Indígena Ilustrativo: resgatando as línguas ofaié e guarani, agora premiado no Desafio Criativos da Escola.

O livro foi construído por estudantes do 6°ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Henrique Filho depois que a professora de história da turma viu dois alunos se cumprimentando na língua materna do povo da etnia Ofaié. A palavra escolhida foi Mba’éichapa, que significa olá na língua indígena guarani.

“Os alunos indígenas estudam à tarde, pela dificuldade para se deslocarem até a escola. Eu sempre dei aula de manhã, quando mudei para a tarde, a presença deles foi novidade para mim. Eles falaram essa palavra e eu achei interessante”, disse a professora Marciana Santiago de Oliveira em entrevista à Agência Brasil.

Depois de conversar com os estudantes Marciana descobriu que o idioma também era novidade para os alunos não indígenas, que mesmo convivendo com os colegas, não conheciam a cultura deles.

A ideia de criar um dicionário dos idiomas então foi construída em conjunto com os estudantes, a partir dos relatos deles. Segundo os estudantes, há apenas cinco falantes da língua ofaié, já que os mais jovens nascem falando português e sequer aprendem o idioma.

O projeto envolveu tanto os indígenas com entrevistas e escolhas de palavras, quanto os não indígenas que se interessaram por aprender um pouco das duas línguas. Tânia Rodrigues da Silva Lins, 13 anos é da etnia Ofaié, não chegou a aprender o idioma, mas se viu entrevistando a própria avó, Neuza da Silva, 57 anos, uma das únicas mais antigas do aldeia.

“Para mim o idioma é difícil, eu nasci falando português. Minha avó, é a mais antiga da aldeia, às vezes ela tenta ensinar a gente e às vezes a gente aprende, mas ela tem vergonha de falar”, conta.

Os alunos ainda produziram um vídeo e agora pretendem oferecer oficinas nos colégios da cidade sobre o material que produziram. “A história, se não for para transformar a nossa realidade, não faz sentido”, diz a professora que se emociona ao contar das atividades.

Premiação - O Desafio Criativos da Escola celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores e educadoras, estão transformando as escolas, comunidades e municípios. As equipes premiadas recebem R$ 1,5 mil e os educadores responsáveis por equipe, R$ 500. O prêmio é parte do programa Criativos na Escola da organização não governamental Instituto Alana.

“A premiação é uma estratégia para valorizarmos não só os 11 projetos selecionados, mas principalmente este movimento de crianças e jovens que estão pensando criticamente suas realidades e desenvolvendo projetos de transformação social”, diz um dos coordenadores do programa Criativos da Escola Gabriel Maia Salgado. “Mesmo em contextos políticos e sociais adversos, os estudantes vêm construindo transformações e, inclusive, pressionando escola, comunidade e a própria gestão pública para trabalharem juntos”.

Nos siga no Google Notícias