ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Exército deve empregar até 1.500 homens em área de conflito

Thiago de Souza | 01/09/2015 21:26
Até 1.500 militares serão usados para evitar conflitos no sul do Estado. (Foto: Marcos Ermínio)
Até 1.500 militares serão usados para evitar conflitos no sul do Estado. (Foto: Marcos Ermínio)
Entrada de aldeias também são protegidas pelo Exército. (Foto: Marcos Ermínio)
Entrada de aldeias também são protegidas pelo Exército. (Foto: Marcos Ermínio)

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército foi mobilizada, nesta terça-feira (1), para executar a Operação Dourados, que abrangerá as cidades de Antônio João, Bela Vista, Aral Moreira e Ponta Porã. De acordo com o CMO (Comando Militar do Oeste) o objetivo da ação que contará com até 1.500 homens é preservar a ordem pública e evitar conflitos entre grupos indígenas e produtores rurais no sul do Estado.

A intervenção militar começou no domingo (30) após pedido do Governo do Estado e autorizado pela presidente Dilma Rousseff. A 4ª Brigada tem sede em Dourados e o efetivo empregado na operação pode variar, dependendo da evolução dos acontecimentos.

A base de apoio logístico começou a ser montada, na tarde desta terça-feira, na entrada das fazendas Fronteira, Barra e Cedro. Neste local há um posto de bloqueio e controle de acesso, mas trânsito vai permanecer livre.

Ainda nesta tarde o Exército disse que iria sobrevoar a aldeias e fazendas ocupadas. Na BR-364, os militares colocaram redutor de velocidade, também próximo a entrada das fazendas. Até o momento, cerca de 250 militares do exército haviam sido empregados na segurança da região.

Na quinta-feira (3) será realizado um dia de Assistência Humanitária no distrito de Campestre. Inicialmente será só um dia, com ações cívicas, apresentação de banda, atendimento médico, dentista e lanche durante o dia para os indígenas.

Nos siga no Google Notícias