ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

"Foi como salvar minha filha", diz homem que resgatou criança em enxurrada

Ana Beatriz ficou ilhada, em casa, após nível de rio subir e tomar conta da residência; força da água foi obstáculo vencido

Liniker Ribeiro e Ana Paula Chuva, de Corguinho | 17/02/2021 17:46
Adilson dos Santos Pereira resgatou menina e conversou com equipe do Campo Grande News, nesta quarta-feira (Marcos Maluf)
Adilson dos Santos Pereira resgatou menina e conversou com equipe do Campo Grande News, nesta quarta-feira (Marcos Maluf)

Foram quase duas horas de angústia, medos e incertezas. Mas, a vontade de resgatar a pequena Ana Beatriz, de 7 anos, falava mais alto. Por isso, Adilson dos Santos Pereira, de 36 anos, não desistiu e arriscou a vida ao enfrentar a força da água até chegar a residência na comunidade de Boa Sorte, em Corguinho, a 88 quilômetros da Capital, tomada pela enxurrada.

A menina estava sozinha em casa e, com a chuva, que caiu sobre a cidade entre às 6h e 14h de ontem (16), ficou “ilhada” após o nível do córrego Barreirinho subir e comprometer a estrutura do imóvel.

Nesta quarta-feira (17), a equipe do Campo Grande News esteve frente a frente com o mais novo “herói”, na cidade. Ao descrever toda a situação que enfrentou, o prestador de serviços gerais diz ter lembrado, a todo momento, da filha.

Me senti salvando a vida da minha própria filha. Tenho uma menina que está com seis anos e estou bastante orgulhoso por ter conseguido salvar a vida dela”, destaca Adilson Pereira.

Segundo ele, o trecho alagado percorrido foi de aproximadamente 25 metros. Para conseguir percorrer essa distância, foi preciso muito planejamento.

Água tomou conta de casa onde menina estava e correnteza foi forte (Foto: Reprodução/vídeo)
Água tomou conta de casa onde menina estava e correnteza foi forte (Foto: Reprodução/vídeo)

“Quando cheguei, me deparei com ‘aquela’ água toda, tomando conta da casa. Vi que sozinho eu não ia conseguir, voltei até meu companheiro de trabalho e chamei ele para ajudar. Corremos lá, tinha uma camionete com cordas, fomos andando, entramos na água e fomos amarrando as cordas em árvores para chegar próximo da casa”, conta.

A correnteza muito forte dificultava a chegada. No trajeto, tudo o que estava sendo arrastado pela água serviu de obstáculo. “Madeiras começaram a ‘rodar’, machucou um pouco minhas pernas, então voltei e, depois que foi chegando mais gente, começamos a analisar, aguardamos um pouco e a água foi baixando. Daí fomos mais para cima e conseguimos acesso”, afirma Adilson.

O trabalhador, que já morou na casa invadida pela água, onde a menina estava, diz ainda ter torcido para que a criança tivesse encontrado ponto seguro, dentro da residência. “Morei na mesma casa por 7 anos, fiquei imaginando que se ela estivesse na cozinha, estaria mais segura, mas ela não estava lá, estava no pior lugar”.

Dentro da casa, a água já havia levado duas portas e parte de uma parede. “Ela estava segurando no portal da porta, que já tinha sido levada. Ela ficava querendo sair da casa, mas se ela tivesse saído, teria sido levada. A água estava muito forte em volta e ela chorava muito. Dentro, a água estava para cima da cintura dela”, relembra Adilson.

Casal invadida pela água ficou cheia de lama; prejuízo para família de menina resgatada (Foto: Marcos Maluf)
Casal invadida pela água ficou cheia de lama; prejuízo para família de menina resgatada (Foto: Marcos Maluf)

Antes de sair, ele revela ainda ter preparado local mais seguro para que ambos pudessem aguardar a água baixar. “Tinham duas camas, coloquei uma em cima da outra, amarrei na janela com lençol e coloquei ela ali. Fui procurar tapar um pouco para a água não entrar tanto dentro da casa. Os móveis boiavam, parando na porta e eu cuidando para ver se a estrutura da casa aguentaria. Aguardamos um pouco, os meninos foram chegando, trazendo mais cordas, pedi para ela me segurar e fomos saindo”.

Todo empenho de Adilson, aliado ao apoio e reforço de pessoas da comunidade, deu certo. Depois dos momentos de tensão, o alívio ao entregar Ana Beatriz para a mãe, que acompanhava o resgate de local seguro.

“Primeira vez que eu vejo uma chuva assim. Até na minha casa atual, que fica em uma região mais alta, começou a entrar água por debaixo da porta”, finaliza Adilson.

Alex é pai de Ana Beatriz e agradeceu ato de coragem de Adilson (Foto: Marcos Maluf)
Alex é pai de Ana Beatriz e agradeceu ato de coragem de Adilson (Foto: Marcos Maluf)

Gratidão – Para a família de Ana Beatriz, Adilson foi um grande herói. “Agradeço muito a ele. Na hora, fiquei angustiado de saber como ele estava. Eu só tive calma quando ela foi levada lá para cima”, revelou o pai da menina, Alex Morel, de 31 anos.

A reportagem, ele também afirmou que tudo aconteceu muito rápido. “Amanheceu chovendo como um dia normal. Levantei, tomamos café da manhã, o pequeno [filho e irmão de Ana Beatriz] acordou e, como estava chovendo, eu falei que levaria minha esposa para o trabalho e voltaria para ficar com a ‘Nega’. O pequeno foi com a gente, ainda bem”, relembra.

Ao retornar, o pais já encontrou a região alagada. “A água estava passando em cima da ponte. No instinto de pai, pensei em passar com o carro por ali, mas nem passou pela cabeça que a água passaria pelo outro lado e, pensei que ela se assustaria ao acordar e perceber o volume da água”, destaca. “O desespero foi grande”.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra a dificuldade do resgate, assim como o final feliz. Confira:


Nos siga no Google Notícias