ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Governo promete fim de regalia em cadeia onde brasileiro matou jovem

Ministro do interior do Paraguai diz que presos só poderão ter colchão, roupas, produtos de higiene pessoal e um livro

Helio de Freitas, de Dourados | 23/11/2018 16:15
Celas da Agrupación Especializada, em Assunción, tinham até cozinha com frutas e verduras frescas (Foto: Divulgação)
Celas da Agrupación Especializada, em Assunción, tinham até cozinha com frutas e verduras frescas (Foto: Divulgação)

O governo paraguaio promete acaba com a mordomia de presos no quartel da Agrupación Especializada, em Assunción, capital do país vizinho. A sede do grupo de elite da Polícia Nacional do Paraguai mantém recolhidos presos ligados a facções criminosas brasileiras.

Foi lá que no dia 17 deste mês o narcotraficante carioca Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, matou uma mulher paraguaia de 18 anos de idade que o visitava na cadeia.

O criminoso do Comando Vermelho desferiu pelo menos 16 golpes de faca na jovem, numa tentativa de impedir sua extradição. Na segunda-feira (19), Marcelo Piloto foi expulso por ordem do presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez.

Após a expulsão do traficante brasileiro, autoridades paraguaias fizeram uma vistoria nas celas e descobriram que muitos presos contam com regalias em troca de propinas pagas a policiais e carcereiros.

Ontem (22), a Promotoria de Justiça já tinha ordenado a retirada de privilégios dos presos. O promotor Hugo Volpe comandou a ação para remoção de geladeiras, microondas, mesas, TV de plasma e até videogames Playstation. Algumas tinham cozinhas montadas, como frutas e verduras frescas.

O ministro do Interior Juan Ernesto Villamayor reconheceu o privilégio dado a alguns presos e prometeu acabar com as regalias. Segundo ele, a partir de agora os internos terão apenas produtos essenciais, como um colchão, materiais de higiene pessoal, roupas e um livro.

“Vamos continuar desmontando as celas vip”, prometeu o político paraguaio. Villamayor também afirmou que o governo vai investigar como eletrodomésticos e eletrônicos entraram na cadeia.

Entre os presos que permanecem na Agrupación Especializada estão o ex-senador do Partido Colorado Óscar González Daher, seu filho Óscar González Chávez, presos por enriquecimento ilícito.

Também está no quartel o narcotraficante Reinaldo Javier Cabaña Santacruz, o “Cucho” e Alcides Oviedo Brítez e Aldo Meza, líderes do grupo terrorista EPP (Exército do Povo Paraguaio), o mesmo que nesta semana matou um madeireiro brasileiro numa área de retirada de madeira entre os estados de San Pedro e Amambay.

Nos siga no Google Notícias